ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE
PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL
TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – TGDII
(sala 09) Vespertino
PROFESSORAS: IZABEL VIVIAN
ELIANE
BONHO
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014
INTRODUÇÃO
Este plano será desenvolvido na turma de SPE/TGD II, sala 09, no
turno vespertino atendendo três alunos
no período vespertino com Transtorno Global do Desenvolvimento, que tem como
fator principal o comprometimento do desenvolvimento da criança, com a
finalidade de oportunizar aos alunos o desenvolvimento da independência,
socialização e da comunicação, por meio de uma rotina diária contemplado pela programa
TEACCH (agenda visual, caderno de linguagem, trabalho em grupo, atividade
pedagógica, entre outras).
TEACCH é um programa especial de educação contemplando as necessidades
individuais de aprendizado do aluno autista baseado no desenvolvimento do
cotidiano, é uma ferramenta de primordial importância na educação,
escolarização e inclusão de cidadãos autista associados
com deficiência intelectual com espectros autistas.
O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do
ambiente físico, social e na comunicação. Com a aplicação do programa, trás clareza visual ao processo de aprendizado buscando a
receptividade, a compreensão, a organização e
independência.
O programa teve início nos anos 60 quando 3
médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de
construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a
independência das crianças.
O TEACCH trás uma clareza visual ao processo de aprendizado buscando a
receptividade, a compreensão, a organização e a independência. A criança
trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física
dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e
trabalhos baseados em figuras e instruções claras de encaminhamento. A criança é
guiada por uma sequência de atividades muito clara e isso ajuda que ela fique
mais organizada.
O programa proporciona aos alunos uma rotina diária pré estabelecida
dentro e fora da sala, entre a família e escola organizando assim questões
internas e externas, as quais favorecem melhor desempenho nas habilidades e nas
facilidades.
Baseando-se na adaptação do meio ambiente a
metodologia a ser utilizada facilitará a compreensão do aluno e o que se espera
dele oferecer atividades em locais diferenciados e materiais variados e
flexibilizando a rotina, conforme o planejamento coletivo.
PERFIL DA TURMA
A turma de SPE/TID, sala 09, vespertino,
é uma turma com três(3) alunos com transtorno global do desenvolvimento. Dos
quais uma(1) moça e dois(2) rapazes no período
vespertino com idade entre 11 e 25 anos, com frequência diária. Sendo todos do
Município de São Miguel do Oeste.
Nenhum dos alunos tem comunicação
verbal, somente com gestos e balbucios.
Todos são dependentes na realização
das atividades pedagógicas, da vida diária e prática. Apresentam
intolerância, e dificuldade de concentração. Na agenda visual do método TEACCH,
todos os alunos apresentam dificuldades em realizar o pareamento dos cartões.
Na realização dos jogos, todos os alunos possui dificuldade de concentração e realização do jogo, tendo de
ser auxiliado pelas professoras.
Todos são semi-independente na
locomoção, porém durante as caminhadas necessitando de ajuda das professoras.
Na alimentação todos necessitam de
auxilio.
Tendo dois(2) alunos que não tem controle dos
esfíncteres. E um(1) aluno com controle parcial necessitando de auxilio.
Eles têm aula de educação-física, artes e
atendimento com profissionais da saúde.
FILOSOFIA
A Escola Especial Caminho
Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça
oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de
conhecimento sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida
prática e atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social”.
OBJETIVO GERAL
Utilizar os recursos do método
TEACCH, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada aluno através de
recursos pedagógicos e funcionais, que contribuem para sua vida diária,
escolas, família e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver
hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais independentes;
- Interagir com
outras turmas;
-Estimular
múltiplas linguagens oral, escrita, visual, gestual, musical e corporal;
-Oportunizar
situações que propiciem o desenvolvimento social, intelectual e comportamental
afetivo dos alunos;
- Proporcionar
atividades lúdicas interagindo com
outras turmas;
- Reconhecer-se
como ser –“EU” no cotidiano escolar;
- Adaptar-se ao
ambiente escolar, familiar e social;
- Oportunizar o
mate como socialização entre colegas;
- Desenvolver
hábitos de higiene e a importância de desenvolvê-los;
- Desenvolver
atividades prazerosas e motivadoras;
- Realizar as
atividades pedagógicas;
- Uso correto
dos cartões do método;
- Proporcionar caminhadas diárias ou
freqüentes;
-Oferecer jogos educativos
contemplando 1 a 1 e o independente;
-Promover a socialização e a
autonomia;
-Priorizar o método TEACCH na sua
vida diária;
-Valorizar e cuidar do ambiente
escolar com amor;
-Proporcionar liberdade e auto
expressão;
-Possibilitar a participação ativa
na escola, família e sociedade.
JUSTIFICATIVA
Percebeu-se nos últimos anos que os educados encontram
muitas dificuldades no dia a dia na
interação, auto gestão, AVDs, AVPs, sentindo a necessidade de rever conceitos
abordando atemática anual. Autonomia no convívio escolar, familiar e
social.
CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS
-Múltiplas linguagens: proporcionar o
uso de diversas formas de linguagens com meio de comunicação e interação social;
Linguagem oral:
( fala, escutar, produção oral).
Linguagem
escrita:( Leitura, produção textual).
Linguagem musical:(sons,
ritmo e equilíbrio, diferentes sons, altura, movimento).
Linguagem visual:(
figuras, cores, textura, fundo, desenho, pintura, gravuras e colagem).
Linguagem
corporal:( expressão, espaço, dança, caminhada, movimento, gestos,
brincadeiras).
Linguagem
gestual:( movimento com as mãos, orientação com as mãos, gestos).
- AVDS
Proporcionar aos educandos hábitos da vida praticas por meio de cartões dentro
do método TEACCH.
-AVDs e AVPs (
higiene, vestuário, atividades domésticas, alimentação, independência e
autogestão.
- Números,
trabalhar numerologia no calendário dia, mês, ano.
- Identidades, reconhecer-se
sua identidade com um cidadão social.
-Espaço e tempo
distinguir seu espaço e tempo dentro dos limites.
-Seres Bióticos
e abióticos
-Interação
social/contexto.
-Desenvolvimento
sustentável.
- Corporeidade.
- Teatro
proporcionar teatros para a sua realização pessoal.
- Musicalidade
trabalhar a música diariamente cantando e dançando.
-Artes plásticas.
Proporcionar caminhadas diárias
para o bem estar dos alunos.
Proporcionar o mate para integração
dos alunos.
Proporcionar o bailinho com forma
de animação e integração com os outros educandos.
Através de
encontro realizado entre o grupo escolar, foi escolhido o tema anual para ser
trabalhado entre os alunos, para que desenvolvam autonomia, e sejam capazes de
realizar suas próprias atividades da vida diária, no âmbito familiar e social.
Onde sejam desafiados a tomar a iniciativa perante a família, a escola e sociedade.
Os trabalhos
serão divididos em sub eixos:
I Autogestão:
fevereiro, março, abril e maio.
II Copa do
mundo: Junho, julho e agosto.
III Qualidade
de vida e saúde: Setembro, outubro, novembro e dezembro.
OBJETIVO GERAL: Facilitar a relação de autonomia no convívio
escolar, familiar e social.
JUSTIFICATIVA: Considerando as experiências vivenciadas nas
relações escolares, familiares e sociais percebemos a necessidade de articular
ações práticas de autogestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia
promovendo a qualidade de vida às Pessoas com Deficiência Intelectual e
Múltipla.
Problemática anual : Como são as atitudes da escola e da família em
relação a autonomia nas atividades realizadas pelos alunos/filhos?
CAMPOS CONCEITUAIS
·
Relações sócio-culturais: papeis sociais,
trabalho.
·
Tempo: cultural religioso, geográfico e
educacional.
·
Espaço: cronológico, diferentes temporalidades,
histórico.
·
Relação com a natureza: caracterização do meio
biótico e abiótico, domínio sobre a natureza.
RECURSOS
·
HUMANOS: professoras, alunos, diversos
profissionais da escola,
·
MATERIAIS: Cadernos, lápis diversos, canetas,
tesouras, colas, revistas, computadores, rádios, CDs, DVDs, multimídia, bolas,
cordas, arcos, tecidos, linhas, agulhas, palhas de milho, tintas diversas,
televisão, Aparelhos de DVDs , jogos educativos, diversos papeis e outros.
EIXO NORTEADOR
ANUAL: Autonomia no convívio
escolar, familiar e social.
METODOLOGIA
Proporcionaremos atividades diversificadas, trabalhando os conceitos
essenciais, desafiando uma melhor qualidade de vida, priorizando a saúde, o
lazer, a ocupação, a socialização, a alimentação e a autogestão, estabelecendo
relações ao cotidiano escolar, familiar e social, despertando a socialização
estabelecendo relações com os outros educandos, onde possam contribuir através
da afetividade e das relações interpessoais, a qual encontra-se no planejamento
mensal, seguindo a metodologia TEACCH.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua
com registros no caderno de avaliação, no boletim para as família no final dos
semestres, digitadas no final dos semestres e impressa no final do ano para
colocar na pasta de cada aluno.
REFERÊNCIAS
Intervenção método TEACCH.
Disponível em: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=10
Fundação Catarinense de Educação
Especial. Disponível em http://www.fcee.sc.gov.br
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