terça-feira, 15 de abril de 2014

PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL TGD II (sala 09) IZABEL VIVIAN, ELIANE BONHO

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE







PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL








TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – TGDII (sala 09) Vespertino
PROFESSORAS: IZABEL VIVIAN
                                ELIANE BONHO
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER










SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014

INTRODUÇÃO


Este plano será desenvolvido na turma de SPE/TGD II, sala 09, no turno  vespertino atendendo três alunos no período vespertino com Transtorno Global do Desenvolvimento, que tem como fator principal o comprometimento do desenvolvimento da criança, com a finalidade de oportunizar aos alunos o desenvolvimento da independência, socialização e da comunicação, por meio de uma rotina diária contemplado pela programa TEACCH (agenda visual, caderno de linguagem, trabalho em grupo, atividade pedagógica, entre outras).
TEACCH é um programa especial de educação contemplando as necessidades individuais de aprendizado do aluno autista baseado no desenvolvimento do cotidiano, é uma ferramenta de primordial importância na educação, escolarização e inclusão de cidadãos autista associados com deficiência intelectual com espectros autistas.
O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do ambiente físico, social e na comunicação. Com a aplicação do programa, trás clareza visual ao processo de aprendizado buscando a receptividade, a compreensão, a organização e  independência.
O programa teve início nos anos 60 quando 3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a independência das crianças.
O TEACCH trás uma clareza visual ao processo de aprendizado buscando a receptividade, a compreensão, a organização e a independência. A criança trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em figuras e instruções claras de encaminhamento. A criança é guiada por uma sequência de atividades muito clara e isso ajuda que ela fique mais organizada.
O programa proporciona aos alunos uma rotina diária pré estabelecida dentro e fora da sala, entre a família e escola organizando assim questões internas e externas, as quais favorecem melhor desempenho nas habilidades e nas facilidades.
Baseando-se na adaptação do meio ambiente a metodologia a ser utilizada facilitará a compreensão do aluno e o que se espera dele oferecer atividades em locais diferenciados e materiais variados e flexibilizando a rotina, conforme o planejamento coletivo.  


PERFIL DA TURMA

            A turma de SPE/TID, sala 09, vespertino, é uma turma com três(3) alunos com transtorno global do desenvolvimento. Dos quais uma(1) moça e dois(2) rapazes  no período vespertino com idade entre 11 e 25 anos, com frequência diária. Sendo todos do Município de São Miguel do Oeste.
Nenhum dos alunos tem comunicação verbal, somente com gestos e balbucios.
Todos são dependentes na realização das atividades pedagógicas, da vida diária e prática.  Apresentam intolerância, e dificuldade de concentração. Na agenda visual do método TEACCH, todos os alunos apresentam dificuldades em realizar o pareamento dos cartões.
Na realização dos jogos, todos os alunos possui dificuldade de concentração e realização do jogo, tendo de ser auxiliado pelas professoras.
            Todos são semi-independente na locomoção, porém durante as caminhadas necessitando de ajuda das professoras.
 Na alimentação todos necessitam de auxilio.
Tendo dois(2) alunos que não tem controle dos esfíncteres. E um(1) aluno com controle parcial necessitando de auxilio.
Eles têm aula de educação-física, artes e atendimento com profissionais da saúde.















FILOSOFIA

            A Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimento sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social”.


OBJETIVO GERAL

Utilizar os recursos do método TEACCH, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada aluno através de recursos pedagógicos e funcionais, que contribuem para sua vida diária, escolas, família e social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais independentes;
- Interagir com outras turmas;
-Estimular múltiplas linguagens oral, escrita, visual, gestual, musical e corporal;
-Oportunizar situações que propiciem o desenvolvimento social, intelectual e comportamental afetivo dos alunos;
- Proporcionar atividades lúdicas  interagindo com outras turmas;
- Reconhecer-se como ser –“EU” no cotidiano escolar;
- Adaptar-se ao ambiente escolar, familiar e social;
- Oportunizar o mate como socialização entre colegas;
- Desenvolver hábitos de higiene e a importância de desenvolvê-los;
- Desenvolver atividades prazerosas e motivadoras;
- Realizar as atividades pedagógicas;
- Uso correto dos cartões do método;
- Proporcionar caminhadas diárias ou freqüentes;
-Oferecer jogos educativos contemplando 1 a 1  e o independente;
-Promover a socialização e a autonomia;
-Priorizar o método TEACCH na sua vida diária;
-Valorizar e cuidar do ambiente escolar com amor;
-Proporcionar liberdade e auto expressão;
-Possibilitar a participação ativa na escola, família e sociedade.

JUSTIFICATIVA

Percebeu-se nos últimos anos que os educados encontram muitas dificuldades  no dia a dia na interação, auto gestão, AVDs, AVPs, sentindo a necessidade de rever conceitos abordando atemática anual. Autonomia no convívio escolar, familiar e social.

CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

-Múltiplas linguagens: proporcionar o uso de diversas formas de linguagens com meio de comunicação e interação social;
Linguagem oral: ( fala, escutar, produção oral).
Linguagem escrita:( Leitura, produção textual).
Linguagem musical:(sons, ritmo e equilíbrio, diferentes sons, altura, movimento).
Linguagem visual:( figuras, cores, textura, fundo, desenho, pintura, gravuras e colagem).
Linguagem corporal:( expressão, espaço, dança, caminhada, movimento, gestos, brincadeiras).
Linguagem gestual:( movimento com as mãos, orientação com as mãos, gestos).
- AVDS Proporcionar aos educandos hábitos da vida praticas por meio de cartões dentro do método TEACCH.
-AVDs e AVPs ( higiene, vestuário, atividades domésticas, alimentação, independência e autogestão.
- Números, trabalhar numerologia no calendário dia, mês, ano.
- Identidades, reconhecer-se sua identidade com um cidadão social.
-Espaço e tempo distinguir seu espaço e tempo dentro dos limites.
-Seres Bióticos e abióticos
-Interação social/contexto.
-Desenvolvimento sustentável.
- Corporeidade.
- Teatro proporcionar teatros para a sua realização pessoal.
- Musicalidade trabalhar a música diariamente cantando e dançando.
-Artes  plásticas.
Proporcionar caminhadas diárias para o bem estar dos alunos.
Proporcionar o mate para integração dos alunos.
Proporcionar o bailinho com forma de animação e integração com os outros educandos.

Através de encontro realizado entre o grupo escolar, foi escolhido o tema anual para ser trabalhado entre os alunos, para que desenvolvam autonomia, e sejam capazes de realizar suas próprias atividades da vida diária, no âmbito familiar e social. Onde sejam desafiados a tomar a iniciativa perante a família, a escola e  sociedade.
Os trabalhos serão divididos em sub eixos:
I Autogestão: fevereiro, março, abril e maio.
II Copa do mundo: Junho, julho e agosto.
III Qualidade de vida e saúde: Setembro, outubro, novembro e dezembro.

OBJETIVO GERAL: Facilitar a relação de autonomia no convívio escolar, familiar e social.

JUSTIFICATIVA: Considerando as experiências vivenciadas nas relações escolares, familiares e sociais percebemos a necessidade de articular ações práticas de autogestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo a qualidade de vida às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Problemática anual : Como são as atitudes da escola e da família em relação a autonomia nas atividades realizadas pelos alunos/filhos?

CAMPOS CONCEITUAIS

·         Relações sócio-culturais: papeis sociais, trabalho.
·         Tempo: cultural religioso, geográfico e educacional.
·         Espaço: cronológico, diferentes temporalidades, histórico.
·         Relação com a natureza: caracterização do meio biótico e abiótico, domínio sobre a natureza.

RECURSOS

·         HUMANOS: professoras, alunos, diversos profissionais da escola,

·         MATERIAIS: Cadernos, lápis diversos, canetas, tesouras, colas, revistas, computadores, rádios, CDs, DVDs, multimídia, bolas, cordas, arcos, tecidos, linhas, agulhas, palhas de milho, tintas diversas, televisão, Aparelhos de DVDs , jogos educativos, diversos papeis e outros.

EIXO NORTEADOR ANUAL:  Autonomia no convívio escolar, familiar e social.

METODOLOGIA
Proporcionaremos atividades diversificadas, trabalhando os conceitos essenciais, desafiando uma melhor qualidade de vida, priorizando a saúde, o lazer, a ocupação, a socialização, a alimentação e a autogestão, estabelecendo relações ao cotidiano escolar, familiar e social, despertando a socialização estabelecendo relações com os outros educandos, onde possam contribuir através da afetividade e das relações interpessoais, a qual encontra-se no planejamento mensal, seguindo a metodologia TEACCH.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será de forma contínua com registros no caderno de avaliação, no boletim para as família no final dos semestres, digitadas no final dos semestres e impressa no final do ano para colocar na pasta de cada aluno.

REFERÊNCIAS
Intervenção método TEACCH. Disponível em: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=10
Fundação Catarinense de Educação Especial. Disponível em http://www.fcee.sc.gov.br




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