ESCOLA
ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO - APAE
PROPOSTA
PEDAGÓGICA ANUAL
TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO/ Matutino
PROFESSORAS: BERNADETE SCHWENGBER – MARIELE SLAVIERO
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
SÃO
MIGUEL DO OESTE, Março de 2014.
INTRODUÇÃO
Para as Pessoas
com Deficiência Intelectual e Múltipla, hoje, organiza-se para a “igualdade de
oportunidade de ensino”, proporcionando ao aluno a integração e a inclusão. A
evolução desses direitos baseia-se em princípios diferentes do convencional,
pois implica na aceitação das diferenças individuais valorização de cada
pessoa, convivência dentro a diversidade humana, aprendizagem por meio de
cooperação. A preocupação por uma escola inclusa e professores competentes.
Esta proposta de trabalho tem como base a teoria
sócio-histórica cultural de Vygotsky, que enfatiza o desenvolvimento das
capacidades humanas através do estímulo da zona de desenvolvimento proximal e
da interação social como maior ambiente de aprendizagem, também no currículo
funcional.
Através de ações de aprendizagens pedagógicas
e habilidades práticas e especificas oportunizando o desenvolvimento do
desempenho emocional e social, de cada educando.
DIAGNOSTICO
DA TURMA MATUTINA
A
turma do Serviço Pedagógico Específico composta por cinco (5) educandos, com
idades entre 15 á 18 anos, sendo quatro (4) educandos cadeirantes com
Deficiência Intelectual e Múltipla, e um (1) educando com Deficiência
Intelectual.
Sendo
que cinco (5) educandos são da cidade de São Miguel do Oeste e freqüentam a
escola diariamente, utilizando – se do transporte próprio da escola.
A
linguagem desses educandos se dá através de gestos, balbucios, expressão facial
e fala ecolalica, sendo que três (3) educandos possuem uma pequena compreensão
e os demais tem dificuldades mais significativas.
Nessa turma os quatro (4) educandos fazem o
uso de fraldas, e necessitam do auxilio direto para as atividades pedagógicas,
locomoção, higiene e alimentação, e um (1) educando é semi-dependente nas AVPs
e AVDs.
Quanto
aos conteúdos essenciais trabalhados nesta turma deverão ser diversificados,
prazerosos, as atividades devem ser concretas, orais e que atendam as
necessidades de cada um individualmente, dando mais ênfase nas atividades
lúdicas.
FILOSOFIA
A
Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de
ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades
funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o
desenvolvimento da vida prática e atitudes coerentes no convívio familiar,
escolar e social”.
EIXO
NORTEADOR ANUAL
Autonomia no convívio
escolar, familiar e social.
SUB
EIXOS
Autogestão
Copa
do Mundo
Qualidade
de vida e Saúde
PROBLEMÁTICA
Como são as
atitudes da escola e da família em relação à autonomia nas atividades
realizadas pelos alunos/filhos?
JUSTIFICATIVA
Considerando as experiências vivenciadas nas relações
escolares, familiares e sociais, percebemos a necessidade de articular ações práticas
de auto-gestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo qualidade
de vida ás pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar o desenvolvimento das habilidades do
educando, através de atividades significativas que contribuam para sua
realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima,
tornando-o parte integrante de uma sociedade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Identificar-se
como sujeito dentro do meio em que vive;
·
Desenvolver
hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais independentes;
·
Interagir
com outras turma;
·
Estimular
a linguagem oral e gestual;
·
Oportunizar
situações que propiciem o desenvolvimento social, intelectual e comportamental
afetivo dos alunos;
·
Proporcionar
atividades de culinária e mate interagindo com outras turmas;
·
Reconhecer-se
como se – “EU” no cotidiano escolar;
·
Adaptar-se
ao ambiente escolar, familiar e comunitário;
·
Desenvolver
hábitos de higiene e a importância de desenvolvê-los;
·
Desenvolver
atividades prazerosas e motivadoras;
CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS
Múltiplas Linguagens: comunicação
oral, gestual e alternativa, escrita, musical, literária e digital;
AVDs: higiene pessoal,vestuário,
alimentação, escovação;
AVPs: Habilidades domésticas,
organização, independencia, autogestão;
Organização espaço temporal: calendário
(tempo, espaço), Locomoção;
Brincadeiras/Jogos: comparação,
classificação, ludicidade, concentração, atenção, memória;
Números.
Identidade: pessoal,
familiar e escolar;
Corporeidade e movimento;
Artes Plásticas;
Comunidade;
Diversidade cultural;
Desenvolvimento sustentável;
METODOLOGIA
Na turma do
Serviço Pedagógico Específico acima de sete (7) anos, utilizar-se-á de meios
diversos para que ocorra a aprendizagem de conhecimentos sistematizados, como
materiais lingüísticos, matemáticos lógicos, letras de diferentes tamanhos,
formas e espessuras, jogos de encaixes, diferentes jogos, brincadeiras,
classificação, material concreto, recursos tecnológicos e audiovisuais entre
outros. Define-se o objetivo, as metas e os procedimentos educacionais, para um
período curto de tempo, partindo de observações e diferentes procedimentos que
estarão claramente descritos no caderno de planejamento. Através de
planejamento quinzenal, procuraremos em nossa prática pedagógica, desenvolver
questionamentos, a partir de diálogos, conversações, recursos Audi visuais,
figuras, painéis, pesquisas, trabalhos em grupo, situações reais e vivenciadas,
entre outros. Sendo que os trabalhos pedagógicos são registrados no caderno de
linguagem.
AVALIAÇÃO
A avaliação
ocorrerá de forma processual e continuada, através de registros escritos e
avaliação anual na pasta de cada educando. E semestralmente
boletim para os pais.
REFERÊNCIAS
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