quarta-feira, 2 de abril de 2014

Proposta pedagógica anual Serviço Pedagógico Específico- Mariele e Bernadete

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO - APAE






PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL





TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO/ Matutino
PROFESSORAS: BERNADETE SCHWENGBER – MARIELE SLAVIERO
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER






SÃO MIGUEL DO OESTE, Março de 2014.



INTRODUÇÃO

            Para as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, hoje, organiza-se para a “igualdade de oportunidade de ensino”, proporcionando ao aluno a integração e a inclusão. A evolução desses direitos baseia-se em princípios diferentes do convencional, pois implica na aceitação das diferenças individuais valorização de cada pessoa, convivência dentro a diversidade humana, aprendizagem por meio de cooperação. A preocupação por uma escola inclusa e professores competentes.
            Esta proposta de trabalho tem como base a teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, que enfatiza o desenvolvimento das capacidades humanas através do estímulo da zona de desenvolvimento proximal e da interação social como maior ambiente de aprendizagem, também no currículo funcional.
 Através de ações de aprendizagens pedagógicas e habilidades práticas e especificas oportunizando o desenvolvimento do desempenho emocional e social, de cada educando.
















DIAGNOSTICO DA TURMA MATUTINA

A turma do Serviço Pedagógico Específico composta por cinco (5) educandos, com idades entre 15 á 18 anos, sendo quatro (4) educandos cadeirantes com Deficiência Intelectual e Múltipla, e um (1) educando com Deficiência Intelectual.
Sendo que cinco (5) educandos são da cidade de São Miguel do Oeste e freqüentam a escola diariamente, utilizando – se do transporte próprio da escola.
A linguagem desses educandos se dá através de gestos, balbucios, expressão facial e fala ecolalica, sendo que três (3) educandos possuem uma pequena compreensão e os demais tem dificuldades mais significativas.
 Nessa turma os quatro (4) educandos fazem o uso de fraldas, e necessitam do auxilio direto para as atividades pedagógicas, locomoção, higiene e alimentação, e um (1) educando é semi-dependente nas AVPs e AVDs.
Quanto aos conteúdos essenciais trabalhados nesta turma deverão ser diversificados, prazerosos, as atividades devem ser concretas, orais e que atendam as necessidades de cada um individualmente, dando mais ênfase nas atividades lúdicas.















FILOSOFIA

A Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes coerentes no convívio familiar, escolar e social”.


EIXO NORTEADOR ANUAL
Autonomia no convívio escolar, familiar e social.

SUB EIXOS
            Autogestão
            Copa do Mundo
            Qualidade de vida e Saúde

PROBLEMÁTICA
            Como são as atitudes da escola e da família em relação à autonomia nas atividades realizadas pelos alunos/filhos?

JUSTIFICATIVA

            Considerando as experiências vivenciadas nas relações escolares, familiares e sociais, percebemos a necessidade de articular ações práticas de auto-gestão a fim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo qualidade de vida ás pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.



OBJETIVO GERAL

            Possibilitar o desenvolvimento das habilidades do educando, através de atividades significativas que contribuam para sua realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima, tornando-o parte integrante de uma sociedade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar-se como sujeito dentro do meio em que vive;
·         Desenvolver hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais independentes;
·         Interagir com outras turma;
·         Estimular a linguagem oral e gestual;
·         Oportunizar situações que propiciem o desenvolvimento social, intelectual e comportamental afetivo dos alunos;
·         Proporcionar atividades de culinária e mate interagindo com outras turmas;
·         Reconhecer-se como se – “EU” no cotidiano escolar;
·         Adaptar-se ao ambiente escolar, familiar e comunitário;
·         Desenvolver hábitos de higiene e a importância de desenvolvê-los;
·         Desenvolver atividades prazerosas e motivadoras;

CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Múltiplas Linguagens: comunicação oral, gestual e alternativa, escrita, musical, literária e digital;
AVDs: higiene pessoal,vestuário, alimentação, escovação;
AVPs: Habilidades domésticas, organização, independencia, autogestão;
Organização espaço temporal: calendário (tempo, espaço), Locomoção;
Brincadeiras/Jogos: comparação, classificação, ludicidade, concentração, atenção, memória;
Números.
Identidade: pessoal, familiar e escolar;
Corporeidade e movimento;
Artes Plásticas;
Comunidade;
Diversidade cultural;
Desenvolvimento sustentável;

METODOLOGIA

            Na turma do Serviço Pedagógico Específico acima de sete (7) anos, utilizar-se-á de meios diversos para que ocorra a aprendizagem de conhecimentos sistematizados, como materiais lingüísticos, matemáticos lógicos, letras de diferentes tamanhos, formas e espessuras, jogos de encaixes, diferentes jogos, brincadeiras, classificação, material concreto, recursos tecnológicos e audiovisuais entre outros. Define-se o objetivo, as metas e os procedimentos educacionais, para um período curto de tempo, partindo de observações e diferentes procedimentos que estarão claramente descritos no caderno de planejamento. Através de planejamento quinzenal, procuraremos em nossa prática pedagógica, desenvolver questionamentos, a partir de diálogos, conversações, recursos Audi visuais, figuras, painéis, pesquisas, trabalhos em grupo, situações reais e vivenciadas, entre outros. Sendo que os trabalhos pedagógicos são registrados no caderno de linguagem.


AVALIAÇÃO
            A avaliação ocorrerá de forma processual e continuada, através de registros escritos e avaliação anual na pasta de cada educando. E semestralmente boletim para os pais.

REFERÊNCIAS
            Fundação Catarinense de Educação Especial. Disponível em http://www.fcee.sc.gov.br


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