terça-feira, 15 de abril de 2014

PROPOSTA DE TRABALHO ANUAL DE ARTES- FABIANE F.BRAMBILLA

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE
RUA MARCÍLIO DIAS, 3200, BAIRRO JARDIM PEPERI
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC.
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
SECRETÁRIA: SILVIA BARROSO
ORIENTADORA EDUCACIONAL: ROSANI FINN WATHIER
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: FABIANE FRANZOSI BRAMBILLA
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS








PROPOSTA DE TRABALHO ANUAL















                         SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014

INTRODUÇÃO

Na última década, a Educação tem sido pauta de diversas pesquisas, muitas questionando as identidades que estão sendo construídas, e outras problematizando sua perspectiva em diferentes áreas, pois ao pretender um fazer interdisciplinar, oportuniza o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, abrindo um leque de interações sociais.
A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade; de forma competente e autônoma a partir de suas particularidades ou subjetividades de cada sujeito e do contexto sócio-cultural em que está inserido.
No sentido de desenvolver um trabalho com qualidade, faz-se necessário a elaboração de um planejamento, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e Diretrizes e Bases da proposta curricular da Educação eixos norteadores da disciplina; adotado pela Escola Especial Caminho Alternativo, com intuito de buscar diferentes estratégias no sentido de promover uma educação que desenvolva os alunos nos sentidos social, cultural e estéticos a partir das possibilidades e dificuldades que poderão surgir com os mesmos. 
A disciplina de artes tem o papel fundamental na construção de um cidadão criativo, reflexivo, sensível, responsável, capaz de criar novas possibilidades de elaboração artística, intervindo na sociedade, compreendendo os diferentes processos de aprendizagem das múltiplas linguagens artísticas, num contexto histórico-social, contribuindo para uma formação moral e ética do educando.
Nesta perspectiva, a visão da arte-educação nos aponta que é por meio do engajamento em atividades socialmente compartilhadas que desenvolvemos as habilidades linguísticas, sobretudo na linguagem simbólica da arte. Portanto, a escola neste momento atua num espaço para oferecer ao aluno um contexto em que ele possa articular conhecimentos, competências e consciências por meio do uso da arte em seu cotidiano.






FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola especial Caminho Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes coerentes para o convívio familiar, escolar e social.”


JUSTIFICATIVA

A mediação pedagógica é um procedimento comunicacional, de construção de significados, cujo objetivo é ampliaras possibilidades de diálogo, bem como incentivar a construção de um saber gerado na interação professor/aluno.
A mediação pressupõe dessa forma, a ação de um docente que ajuda a desenvolver no aluno a curiosidade, a motivação, a autonomia e o gosto de aprender.
E é por meio desta mediação que será desenvolvido este plano anual de ensino, pois desta forma os alunos participarão de maneira mais aberta para a realização das aulasde artes
 No entanto, conhecer Arte é fazer com que o aluno aproprie-se de saberes culturais eestéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas,fundamentais para a formação e desempenho social do cidadão.   Para tanto, a compreensão da Arte como conhecimento humano, voltado para uma reflexão sobre a sua história e contextos na sociedade, contribui para o fortalecimento da experiência dos estudantes, assimmelhorando o trabalho educativo da Arte na escola. Este planejamento prevê abordar várias linguagens artísticas. Desta maneira propõem-se atividades nas áreas de música, danças, artes cênicas e artes plásticas. Sempre buscando a expressão do próprio aluno.
A temática desenvolvida neste ano letivo de 2014 tem como objetivo oportunizar vivências de atividades de vida diária e de vida prática, melhorando a autonomia no convívio escolar, familiar e social.
Assim sendo, a temática que será trabalhada neste ano de 2014 é “Autonomia no convívio escolar, familiar e social”. Desta forma esta será trabalhada por meio de eixos que são: “I. Autogestão”; “II. Copa do mundo”; “III. Qualidade de vida e saúde”.


OBJETIVO GERAL


Desenvolver atividades que contribuam para a auto expressão artística, proporcionando um conhecimento global de mundo, dando oportunidade ao educando para explorar, criar, inventar, expressar e transformar a realidade, possibilitando a construção de conhecimentos que interajam com sua emoção dentro do contexto histórico-cultural, através do pensar, do apreciar e do fazer arte.
SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECIFICO


OBJETIVOS

- Proporcionar através da música uma abordagem sobre ritmo;
- Estimular por meio de sons musicais os movimentos corpóreos lentos;
- Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades de acompanhamento rítmico usando sons do corpo e de instrumentos.
- Favorecer o desenvolvimento da percepção, da observação, da imaginação e da sensibilidade;
- Proporcionar atividades que contribuam para o reconhecimento das cores e formas;
- Proporcionar atividades cênicas que estimulam o reconhecimento do eu estabelecendo elos com a sociedade;
- Observar texturas táteis e visuais na prática artística e no mundo ao seu redor;
- Proporcionar situações de livre-expressão, execução de movimentos naturais, vivenciadas nas artes plásticas, direcionadas na sua transformação e formação pessoal, explorando suas formas, linhas, cores, movimentos;


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Jogos dramáticos e improvisações (confecção de fantoches);
Contos de histórias (dramatizações);
         Cantos infantis;
Teatro (expressão corporal e cênica);
Teatro terapêutico;
Expressão facial e corporal;
Dança (ritmo);
Linguagem musical;
Sons provocados e sons naturais;
Movimentos corpóreos lentos;
Percepção: audição, ritmo e melodia;
Modelagem em argila e massa de modelar;
Cores;
Pintura e desenho;
Textura;
Ponto, linhas e formas;
Recorte e colagem;
Datas comemorativas.


SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO/ 4  A 6 ANOS


OBJETIVOS:

- Desenvolver através de ritmos musicais atividades de estimulação corpórea;
- Propiciar aos alunos o contato com instrumentos musicais estimulando a percepção musical e a concentração;
- Vivenciar as possibilidades das linguagens artísticas, experimentando materiais, técnicas e procedimentos.
- Proporcionar atividades psico motoras explorando todas as reações e sentidos do educando;
- Proporcionar atividades que contribuam para o reconhecimento das cores e formas;
- Propor atividades que estimulem a concentração na elaboração de jogos dramáticos;
- Observar e criar texturas táteis e visuais na prática artística e no mundo ao seu redor;


CONCEITOS ESSENCIAS A SEREM TRABALHADOS

Artes Visuais (modelagem);
Cores primárias e secundárias;
Ponto, linha e forma;
Música;
Dança;
Musicoterapia;
Cantos;
Conto de histórias e dramatizações (fantoches);
Expressões corporais e faciais;
Corporeidade;
Gestualidade;
Sons provocados e sons naturais;
Movimentos corpóreos lentos;
Percepção: audição, ritmo e melodia;
Formas e volume;
Tamanho e proporção;
        Texturas;
        Recorte e colagem;
Jogos de faz de conta;
Datas comemorativas.

SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO/OCUPACIONAL


OBJETIVOS

- Estimular a socialização e interação nas aulas, no sentido de cooperação, auxiliando na formação de valores humanos entre os alunos;
- Conceituar, identificar, reconhecer e empregar as cores no cotidiano, nas livres composições artísticas e nas obras de arte;
- Desenvolver através de ritmos musicais atividades de estimulação corpórea;
- Propiciar aos alunos o contato com instrumentos musicais estimulando a percepção musical e a concentração;
- Conhecer obras e artistas de alguns movimentos artísticos considerando sua importância na história da arte;
- Proporcionar a pesquisa e socialização da aprendizagem, relacionando-as com a sociedade.
- Vivenciar as possibilidades das linguagens artísticas, experimentando materiais, técnicas e procedimentos.
- Proporcionar atividades psicomotoras explorando todas as reações e sentidos do educando;
- Trabalhar com jogos em sua diversidade, brincadeiras e atividades que estimulem a imaginação, criatividade e pensamento lógico;
- Perceber nos educandos a arte como forma de conhecermos nossa capacidade, de tornarmos críticos e reflexivos sobre nossas ações, contribuindo para construção de nossa cultura e cidadania;
- Conhecer obras e artistas de alguns movimentos artísticos considerando sua importância na história da arte;
- Proporcionar a pesquisa e socialização da aprendizagem, relacionando-as com a sociedade.


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Composição bidimensional;
Composição tridimensional;
Confecção de fantoches;
Jogos dramáticos, improvisações e performance;
Jogos de faz de conta;
Dramatizações com fantoches;
Teatro cênico (dramatização);
Teatro terapêutico;
Esquemas corporais;
Expressões corporais e faciais;
Danças;
Linguagem musical;
Ritmos musicais;
Musicoterapia;
Desenho e pintura;
Texturas;
Artistas brasileiros;
Releitura de imagem;
Cores primárias e secundárias;
Datas comemorativas.


 TGD (TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO)


OBJETIVOS:

- Desenvolver propostas que estimulem a auto confiança, criação e transformação de sua própria identidade;
- Instigar no educando a percepção e a exploração do espaço e ambiente escolar com naturalidade;
- Proporcionar a experimentação das diversas linguagens artísticas explorando o ambiente, instigando o educando a observação e a socialização;
- Favorecer o desenvolvimento da percepção, da imaginação e da sensibilidade;
- Vivenciar as possibilidades das linguagens artísticas, experimentando materiais, técnicas e procedimentos;
- Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades de acompanhamento rítmico usando sons do corpo e instrumentos;
- Proporcionar a experimentação e o reconhecimento de diferentes linguagens artísticas através da percepção tátil;


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Música;
Dança;
Teatro terapêutico;
Biodança;
Musicoterapia;
Cantos;
Conto de histórias e dramatizações (fantoches);
Expressões corporais e faciais;
Corporeidade;
Jogos de faz de conta;
Gestualidade;
Percepção visual e cênica;
Artes Visuais (modelagem);
Cores primárias e secundárias;
Ponto, linha e forma;
Datas comemorativas.


OFICINA PROTEGIDA TERAPÊUTICA / INICIAÇÃO PARA O TRABALHO


OBJETIVOS

- Proporcionar a experimentação e o reconhecimento de diferentes linguagens artísticas possibilitando a livre- expressão de meus sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, desejos e necessidades;
- Estimular a socialização, a interação nas aulas, no sentido de cooperação, auxiliando na formação de valores humanos entre os alunos;
- Propor atividades relacionadas ao reconhecimento do esquema e imagem corporal;
- Proporcionar situações para que os alunos conheçam a arte que vem sendo produzida na história e no trabalho artístico;
- Identificar relações entre a arte e a realidade, organizando informações, situando a arte nas diversas culturas e tempos da história;
- Compreender um texto através da dramatização, experimentando a utilização de iluminação, cenário, figurino, maquiagem, adereços e máscaras;
- Experimentar o teatro como expressão e comunicação, com jogos de improvisação e interpretação, com base em histórias, textos e poemas, compreendendo os significados expressivos corporais, textuais, visuais e sonoros;
- Instigar nos educandos a observação e a exploração do espaço e ambiente com naturalidade e criatividade;
- Oportunizar o conhecimento dos diversos tipos de dança como forma de comunicação e manifestação de diferentes culturas;
- Oportunizar a criação de paródias musicais;
- Propor atividades desafiadoras como: escolha de personagens; montagem de uma peça teatral; atribuir falas para cada personagem;
- Reconhecer o volume como elemento básico na composição tridimensional;
- Interpretar uma obra de arte e nela observar a técnica e a aplicação das diferentes formas: o abstrato, o figurativo, a natureza morta e a luz e sombra;
- Proporcionar a pesquisa e socialização da aprendizagem, relacionando-as com a vida em sociedade.
- Conhecer as obras e artistas de alguns movimentos artísticos considerando sua importância na história da arte.


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Jogos dramáticos e improvisação, performances;
Espaço cênico;
Personagens;
Ação dramática;
Expressão vocal;
Capacidade de concentração;
Capacidade de percepção cênica;
Apresentações teatrais para a escola e para a sociedade;
Teatro terapêutico;
Jogos de faz de conta;
Expressões corporais;
Danças;
Movimento, respiração, equilíbrio e postura;
Figurino e coreografia;
Biodança;
Música (gênero e grau);
Musicoterapia;
História da Arte (concepções artísticas e culturais);
Arte Midiática: composição de vídeos a partir de desenhos;
Artistas brasileiros;
Releitura de imagem;
Formas bi e tridimensional;
Datas comemorativas.


SAEDE


OBJETIVOS:

- Proporcionar através da música uma abordagem sobre ritmo;
- Expressar emoções, sentimentos e pensamentos através de interpretações musicais;
- Levar os alunos à experimentação de técnicas e modos de produção na arte;
 - Desenvolver uma proposta arteterapêutica que evidencie situações de livre expressão, execução de movimentos, vivenciadas na arte cênica e nos movimentos corporais, direcionados na sua formação pessoal;
- Proporcionar atividades que contribuam para o reconhecimento das cores e formas;
- Propor atividades que estimulem a concentração na elaboração de jogos dramáticos;
- Proporcionar situações de livre-expressão, execução de movimentos naturais, vivenciadas na dança e artes cênicas, direcionadas na sua transformação e formação pessoal, explorando suas formas, linhas, cores, movimentos;
- Experimentar o teatro como expressão e comunicação, observação e interpretação;
- Identificar, reconhecer e empregar as cores no seu cotidiano;
- Observar, conhecer, nomear e aplicar a linha e a forma na prática diária e na obra artística;
- Observar e criar texturas táteis e visuais na prática artística e no mundo ao seu redor;


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS

Formas e volume;
Tamanho e proporção;
        Texturas;
        Técnicas;
         Cores Primárias, Secundárias, Terciárias, Quentes e frias;
         Pesquisa com texturas;
         Ponto, linha;
Espaço cênico;
Contos de histórias (dramatizações);
Cantos infantis dramatizados;
Ilustrações;
Desenho e pintura;
Recorte e colagem;
Releitura de imagem de obras de artistas brasileiros;
Teatro (expressão corporal e cênica);
Teatro terapêutico;
Dança (ritmo);
Música (gênero e grau);
Musicoterapia;
Biodança;
Corporeidade;
Datas comemorativas.
AVALIAÇÃO

A avaliação como processo de Ensino – Aprendizagem, que se dá de forma diagnóstica, descritiva e contínua tendo um caráter intencional onde se consiga qualificar a aprendizagem identificando os problemas e procurando encontrar soluções, ocorrendo também de maneira participativa e multidisciplinar procurando avaliar a evolução e o empenho do aluno nas atividades praticadas durante o ano letivo, bem como, partindo das possibilidades individuais, observando a participação, ampliação dos sentidos, percepção, representação artística, contextualização, fruição, criação e expressão.
A avaliação se dará periodicamente com registros de ocorrências em caderno de avaliações e semestralmente em avaliações descritivas e conselhos de classe.


CRONOGRAMA

Fevereiro a dezembro de 2014.


METODOLOGIA

Serão realizadas aulas expositivas/dialogadas, com atividades em grupo e individuais, teatros, danças e atividades terapêuticas, utilizando-se da estrutura física e materiais necessários. As aulas serão de acordo com o planejamento de cada turma sendo três aulas semanais de 48 minutos, sendo que o SAEDE tem duas aulas seguindo uma sequência pedagógica para melhor aprendizagem plástica e cênica bem como a realização das atividades.  













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