segunda-feira, 7 de abril de 2014

PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL- OFICINA PROTEGIDA TERAPÊUTICA II. PROFESSORA: CLARICE JAROSESKI PICININI

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO-APAE
SÃO MIGUEL DO OESTE – SANTA CATARINA











PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL













DIRETORA: NEYDE T. MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
TURMA: OFICINA PROTEGIDA TERAPÊUTICA II
PROFESSORA: CLARICE JAROSESKI PICININI














SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014.







DIAGNÓTICO DA TURMA

           A Turma da Oficina Protegida Terapêutica II é formada por 14 alunos, sendo 10 do sexo masculino e 04 do sexo feminino. Onze alunos residem em São Miguel do Oeste, dois em Paraíso e um em Bandeirante. Apenas uma aluna é cadeirante , os demais são totalmente independentes quanto a locomoção. Sete alunos tem Deficiência Intelectual Moderada, três são Síndrome de Down, três são Deficiência Intelectual Múltipla e um aluno com Síndrome de Turner. A maioria possui compreensão dos conceitos trabalhados,participam dos diálogos em grupo tendo  opiniões próprias a respeito do que é proposto e também sugerem alternativas possíveis. Vários alunos participam de jogos e competições no município  representando a instituição também a nível estadual em várias modalidades desportivas.
          Demonstram gosto pela escrita e copiam do quadro pequenos textos criados juntamente com a professora a respeito dos assuntos discutidos com orientação e supervisão. Há na turma três alunos que escrevem bem e lêem com pouca dificuldade, a maioria escreve, mas ainda não consegue fazer a leitura do que escreveu, havendo dois que pulam espaços e esquecem algumas letras quando copiam necessitando de auxilio. Alimentam-se sem auxilio porém, alguns necessitam supervisão em relação a quantidade de alimento a ser servido no prato. No que se refere a higiene a maioria apresenta bons cuidados, apenas alguns casos necessitam de cobrança diária e orientação.
          É uma turma ótima de se trabalhar, demonstram interesse por coisas novas e auxiliam e participam com gosto nas tarefas propostas. Desenvolvem trabalhos de tapeçaria, peças artesanais com palha de milho, pintura de casquinhas, confecção de vasos com caixas de leite, confeccionam também cestas de Páscoa e participam na produção de papel reciclado para a confecção de cartões natalinos, participam da ginástica laboral, do bailinho e das aulas de informática. 















  INTRODUÇÃO

          A presente proposta pedagógica para a turma da Oficina Protegida Terapêutica II tem o propósito de possibilitar aos alunos vivências que promovam sua autonomia e independência nos aspectos pessoais e sociais, contribuindo para oportunidades de socialização, priorizando o bem estar físico e mental, instigando nos alunos uma leitura de mundo, favorecendo assim, sua iniciação e capacitação para o trabalho e desenvolvimento de suas habilidades específicas. O trabalho constitui-se numa atividade vital para o ser humano, pois além de lhe garantir o sustento, faz parte do processo de formação do seu psicológico. Para Borges (1997) o trabalho muito contribui para a autoestima e confiança do individuo sendo de fundamental importância, pois proporciona aprendizagem, crescimento, formação de conceitos e atitudes, além de aprimoramento e remuneração. Posto isso a escola tem a função de explorar essas habilidades no educando, oferecendo-lhes inúmeras possibilidades de superar as dificuldades próprias da deficiência, buscando oferecer meios que esclareçam suas duvidas em relação ao mundo do trabalho, considerando suas qualidades e sua vontade de trabalhar.

















FILOSOFIA

A Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimentos sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social”.

















OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos educandos acesso ao conhecimento sistematizado sobre o homem e suas relações com o trabalho bem como, promover a autonomia e independência nos aspectos pessoais e sociais dos mesmos, visando assim à capacitação para o exercício de atividades profissionais e desenvolvimento de habilidades especificas.


















GRADE CURRICULAR

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Linguagem oral;
Linguagem escrita;
Vocabulário;
Memória verbal.
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
Números;
Sistema monetário;
Operações simples
Números grandeza ( área, peso, capacidade, massa e tempo);
CONHECIMENTOS GERAIS:
Seres bióticos;
Seres abióticos;
Saúde;
Corpo humano;
Alimentação;
Relação homem e natureza;
Desenvolvimento sustentável;
Identidade e memorização histórica;
Espaços ( espaço vivido, comunidade, município, estado, país e mundo);
Tempo ( histórico e cronológico);
Relações sociais ( organização da sociedade- família, trabalho);
Meio ambiente;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Atividades de música, teatro e dança;
Atividades físicas (jogos, ginástica laboral);
Atividades de AVPs e AVDs;
Atividades artesanais;
Autonomia pessoal;
Relações interpessoais;
Auto-avaliação sobre as aspirações e limitações pessoais;
Compreensão das relações no mundo e do mundo do trabalho;
Artes plásticas: desenhos, formas, colagens, pinturas, cor;
Informática: noções básicas.


Diálogos, vídeos e práticas em relação à:
-Importância dos hábitos de higiene para a saúde, o bem estar físico e melhor aceitação no grupo;(Banho)
-Escovação dental (diária e correta);
-Manicure (cuidados com a higiene das unhas e das mãos);
-Organização da sala de aula, da sua casa, do seu quarto etc.;
-Cuidados com a aparência, com o modo de vestir, com a postura corporal e com o comportamento.
- Práticas na cozinha experimental (como preparar seu próprio alimento);
- Manejo de dinheiro.

ATIVIDADES ARTESANAIS
·         Possibilitar ao educando o contato com o artesanato em várias modalidades explorando a criatividade e a afinidade de cada um;
·         Sensibilizar para o entendimento de que toda tarefa exige organização e tolerância compreendendo a necessidade de, dentro das possibilidades, concluir a tarefa a que se propôs.
- Confecção de cestas de Páscoa;( rostos com pontilhado, risco de orelhas e focinho).
-Pintura de casquinhas para a Páscoa.
- Confecção de tapetes (incluindo a separação dos tecidos por cor e textura, corte dos retalhos para amarrar segundo as habilidades de cada aluno) e confecção de peças artesanais com palha de milho;
-Confecção de trabalhos a partir de palha de milho.
-Confecção de vasos com caixas de leite.
-Picagem de papel parareciclagem de papel e posterior confecção de cartões de natal.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
·         Compreender as várias fases do ser humano e o que cada fase representa em nossa vida.
·         Compreender a necessidade de bom relacionamento escolar, familiar e social para uma convivência harmoniosa e pacífica, aprendendo a respeitar as diferenças e individualidades como qualidades inerentes de cada ser humano.

- Funcionamento do corpo humano;
- Fases da vida;
- Conhecer seu próprio corpo (observar-se, descrever-se etc);
- Sexualidade;
- Falar dos seus sentimentos, dos seus gostos;
- Tipos de relações(amizade,filial, amorosa)
- Diálogos e vídeos a respeito de boas relações com os colegas, familiares e outros e os benefícios destas atitudes;
- Práticas de boas atitudes diariamente na escola;
- Conviver e aceitar as diferenças existentes;
-Regras de como se comportar em determinadas situações (teatros, museus,velório, celebrações religiosas, festas etc..).

AUTO-AVALIAÇÃO SOBRE AS ASPIRAÇÕES E LIMITAÇÕES PESSOAIS
·         Reconhecer-se como ser humano sujeito a limitações, não como forma de acomodação, mas entendendo que todo indivíduo deve dar o melhor de si dentro de suas potencialidades.
- Questionamentos e diálogo sobre as habilidades e aspirações de cada um;
- Filmes que retratam dificuldades e superações de pessoas com deficiências;
- Vídeos, textos motivacionais.



INFORMÁTICA
·         Conhecer e aplicar os conhecimentos básicos de informática, reconhecendo a importância destes num mundo quase totalmente informatizado.
·         Reconhecer o uso dos programas do computador como meios de informação e entretenimento, conscientizando o educando dos cuidados necessários com o uso da internet;

- Como comportar-se nas aulas de informática;
- Cuidados e manutenção da sala de informática;
-Identificar as peças externas do computador e suas principais funções (mouse, teclado, monitor, gabinete, caixas de som, impressora);
-Ligar e desligar o computador;
-Identificar as teclas e suas principais funções (tecla de espaço, letra maiúscula, deletar, enter, teclas numéricas);
-Fechar; minimizar e maximizar janelas;
-Usar o editor de texto (Word) e enviar para a impressora;
-Realizar pesquisas no Google usando esta ferramenta nos temas propostos;


















METODOLOGIA
Para a realização da presente proposta será utilizado várias ferramentas pedagógicas, passeios, material concreto, recursos humanos, tecnológicos e audiovisuais e todo material que vir a facilitar a apreensão por parte dos alunos dos conceitos aqui propostos.Buscar-se-á aplicar metodologias diversificadas de maneira a despertar no aluno o interesse pela aprendizagem. Os objetivos específicos dos conceitos e as atividades são definidos no caderno de planejamento da professora a cada semana ou quinzenalmente de maneira que venha a facilitar o desenvolvimento e organização das atividades, sendo o planejamento flexível e passível de alterações quando se apresentar necessário.
















AVALIAÇÃO
A avaliação segue na perspectiva sócio-histórica sendo de forma contínua, diagnóstica e descritiva, levando-se em conta os vários aspectos do aluno, dentre eles o cognitivo, o funcional e as habilidades próprias de cada educando servindo como base norteadora dos procedimentos do educador, sendo este o mediador no processo ensino-aprendizagem.c Nesta considera-se os avanços do aluno e suas capacidades em detrimento das dificuldades.São feitas anotações de cada aluno no caderno de avalição sempre que necessário, para no final dos semestres serem  registros  nos boletins dos mesmos  e encaminhados aos pais. Ao final do ano, as avaliações são registrada na pasta do aluno e arquivadas na secretaria.

















REFERÊNCIAS
Educação Profissional e Colocação no Trabalho: uma nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência.Cristina Batista...[et al.]
Brasília,Federação Nacional das Apaes.

Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, coord. BASSETI, Sérgio Otávio -São José: FCEE, 2006, 52p.

Trabalho e Deficiência Mental:Perspectivas Atuais –Brasilia: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE-204 p.-Dupligráfica Editora. 1° Edição- Brasília,2003.


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