ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO-APAE
SÃO MIGUEL DO OESTE – SANTA CATARINA
PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL
DIRETORA:
NEYDE T. MARCONATTO
ORIENTADORA:
ROSANI FINN WATHIER
TURMA:
OFICINA PROTEGIDA TERAPÊUTICA II
PROFESSORA:
CLARICE JAROSESKI PICININI
SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014.
DIAGNÓTICO
DA TURMA
A Turma da Oficina Protegida
Terapêutica II é formada por 14 alunos, sendo 10 do sexo masculino e 04 do sexo
feminino. Onze alunos residem em São Miguel do Oeste, dois em Paraíso e um em
Bandeirante. Apenas uma aluna é cadeirante , os demais são totalmente
independentes quanto a locomoção. Sete alunos tem Deficiência Intelectual
Moderada, três são Síndrome de Down, três são Deficiência Intelectual Múltipla
e um aluno com Síndrome de Turner. A maioria possui compreensão dos conceitos
trabalhados,participam dos diálogos em grupo tendo opiniões próprias a respeito do que é
proposto e também sugerem alternativas possíveis. Vários alunos participam de
jogos e competições no município
representando a instituição também a nível estadual em várias
modalidades desportivas.
Demonstram gosto pela escrita e
copiam do quadro pequenos textos criados juntamente com a professora a respeito
dos assuntos discutidos com orientação e supervisão. Há na turma três alunos
que escrevem bem e lêem com pouca dificuldade, a maioria escreve, mas ainda não
consegue fazer a leitura do que escreveu, havendo dois que pulam espaços e
esquecem algumas letras quando copiam necessitando de auxilio. Alimentam-se sem
auxilio porém, alguns necessitam supervisão em relação a quantidade de alimento
a ser servido no prato. No que se refere a higiene a maioria apresenta bons
cuidados, apenas alguns casos necessitam de cobrança diária e orientação.
É uma turma ótima de se trabalhar,
demonstram interesse por coisas novas e auxiliam e participam com gosto nas
tarefas propostas. Desenvolvem trabalhos de tapeçaria, peças artesanais com
palha de milho, pintura de casquinhas, confecção de vasos com caixas de leite,
confeccionam também cestas de Páscoa e participam na produção de papel
reciclado para a confecção de cartões natalinos, participam da ginástica
laboral, do bailinho e das aulas de informática.
INTRODUÇÃO
A presente proposta pedagógica para a
turma da Oficina Protegida Terapêutica II tem o propósito de possibilitar aos
alunos vivências que promovam sua autonomia e independência nos aspectos
pessoais e sociais, contribuindo para oportunidades de socialização,
priorizando o bem estar físico e mental, instigando nos alunos uma leitura de
mundo, favorecendo assim, sua iniciação e capacitação para o trabalho e
desenvolvimento de suas habilidades específicas. O trabalho constitui-se numa
atividade vital para o ser humano, pois além de lhe garantir o sustento, faz
parte do processo de formação do seu psicológico. Para Borges (1997) o trabalho
muito contribui para a autoestima e confiança do individuo sendo de fundamental
importância, pois proporciona aprendizagem, crescimento, formação de conceitos
e atitudes, além de aprimoramento e remuneração. Posto isso a escola tem a
função de explorar essas habilidades no educando, oferecendo-lhes inúmeras
possibilidades de superar as dificuldades próprias da deficiência, buscando
oferecer meios que esclareçam suas duvidas em relação ao mundo do trabalho,
considerando suas qualidades e sua vontade de trabalhar.
FILOSOFIA
A Escola Especial Caminho Alternativo
tem como meta: “desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades
para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimentos
sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e
atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social”.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar aos educandos acesso ao
conhecimento sistematizado sobre o homem e suas relações com o trabalho bem
como, promover a autonomia e independência nos aspectos pessoais e sociais dos
mesmos, visando assim à capacitação para o exercício de atividades
profissionais e desenvolvimento de habilidades especificas.
GRADE CURRICULAR
COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO
Linguagem oral;
Linguagem escrita;
Vocabulário;
Memória verbal.
CONHECIMENTOS
MATEMÁTICOS
Números;
Sistema monetário;
Operações simples
Números grandeza ( área, peso, capacidade, massa e
tempo);
CONHECIMENTOS
GERAIS:
Seres bióticos;
Seres abióticos;
Saúde;
Corpo humano;
Alimentação;
Relação homem e natureza;
Desenvolvimento sustentável;
Identidade e memorização histórica;
Espaços ( espaço vivido, comunidade, município,
estado, país e mundo);
Tempo ( histórico e cronológico);
Relações sociais ( organização da sociedade-
família, trabalho);
Meio ambiente;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Atividades de música,
teatro e dança;
Atividades
físicas (jogos, ginástica laboral);
Atividades de
AVPs e AVDs;
Atividades
artesanais;
Autonomia
pessoal;
Relações
interpessoais;
Auto-avaliação
sobre as aspirações e limitações pessoais;
Compreensão das
relações no mundo e do mundo do trabalho;
Artes plásticas:
desenhos, formas, colagens, pinturas, cor;
Informática:
noções básicas.
Diálogos, vídeos e práticas em relação à:
-Importância dos
hábitos de higiene para a saúde, o bem estar físico e melhor aceitação no grupo;(Banho)
-Escovação
dental (diária e correta);
-Manicure
(cuidados com a higiene das unhas e das mãos);
-Organização da
sala de aula, da sua casa, do seu quarto etc.;
-Cuidados com a
aparência, com o modo de vestir, com a postura corporal e com o comportamento.
- Práticas na
cozinha experimental (como preparar seu próprio alimento);
- Manejo de
dinheiro.
ATIVIDADES ARTESANAIS
·
Possibilitar ao
educando o contato com o artesanato em várias modalidades explorando a
criatividade e a afinidade de cada um;
·
Sensibilizar
para o entendimento de que toda tarefa exige organização e tolerância
compreendendo a necessidade de, dentro das possibilidades, concluir a tarefa a
que se propôs.
- Confecção de cestas de Páscoa;( rostos com
pontilhado, risco de orelhas e focinho).
-Pintura de casquinhas para a Páscoa.
- Confecção de tapetes (incluindo a separação dos
tecidos por cor e textura, corte dos retalhos para amarrar segundo as
habilidades de cada aluno) e confecção de peças artesanais com palha de milho;
-Confecção de trabalhos a partir de palha de milho.
-Confecção de vasos com caixas de leite.
-Picagem de papel parareciclagem de papel e
posterior confecção de cartões de natal.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
·
Compreender as
várias fases do ser humano e o que cada fase representa em nossa vida.
·
Compreender a
necessidade de bom relacionamento escolar, familiar e social para uma
convivência harmoniosa e pacífica, aprendendo a respeitar as diferenças e
individualidades como qualidades inerentes de cada ser humano.
- Funcionamento
do corpo humano;
- Fases da vida;
- Conhecer seu
próprio corpo (observar-se, descrever-se etc);
- Sexualidade;
- Falar dos seus
sentimentos, dos seus gostos;
- Tipos de
relações(amizade,filial, amorosa)
- Diálogos e vídeos a respeito de boas relações com
os colegas, familiares e outros e os benefícios destas atitudes;
- Práticas de boas atitudes diariamente na escola;
- Conviver e aceitar as diferenças existentes;
-Regras de como se comportar em determinadas
situações (teatros, museus,velório, celebrações religiosas, festas etc..).
AUTO-AVALIAÇÃO SOBRE AS ASPIRAÇÕES
E LIMITAÇÕES PESSOAIS
·
Reconhecer-se
como ser humano sujeito a limitações, não como forma de acomodação, mas
entendendo que todo indivíduo deve dar o melhor de si dentro de suas potencialidades.
- Questionamentos e diálogo sobre as habilidades e
aspirações de cada um;
- Filmes que retratam dificuldades e superações de
pessoas com deficiências;
- Vídeos, textos motivacionais.
INFORMÁTICA
·
Conhecer e
aplicar os conhecimentos básicos de informática, reconhecendo a importância
destes num mundo quase totalmente informatizado.
·
Reconhecer o uso
dos programas do computador como meios de informação e entretenimento,
conscientizando o educando dos cuidados necessários com o uso da internet;
- Como comportar-se nas aulas de informática;
- Cuidados e manutenção da sala de informática;
-Identificar as peças externas do computador e suas
principais funções (mouse, teclado, monitor, gabinete, caixas de som,
impressora);
-Ligar e desligar o computador;
-Identificar as teclas e suas principais funções
(tecla de espaço, letra maiúscula, deletar, enter, teclas numéricas);
-Fechar; minimizar e maximizar janelas;
-Usar o editor de texto (Word) e enviar para a
impressora;
-Realizar pesquisas no Google usando esta ferramenta
nos temas propostos;
METODOLOGIA
Para a realização da presente proposta
será utilizado várias ferramentas pedagógicas, passeios, material concreto,
recursos humanos, tecnológicos e audiovisuais e todo material que vir a
facilitar a apreensão por parte dos alunos dos conceitos aqui propostos.Buscar-se-á
aplicar metodologias diversificadas de maneira a despertar no aluno o interesse
pela aprendizagem. Os objetivos específicos dos conceitos e as atividades são
definidos no caderno de planejamento da professora a cada semana ou
quinzenalmente de maneira que venha a facilitar o desenvolvimento e organização
das atividades, sendo o planejamento flexível e passível de alterações quando
se apresentar necessário.
AVALIAÇÃO
A
avaliação segue na perspectiva sócio-histórica sendo de forma contínua,
diagnóstica e descritiva, levando-se em conta os vários aspectos do aluno,
dentre eles o cognitivo, o funcional e as habilidades próprias de cada educando
servindo como base norteadora dos procedimentos do educador, sendo este o
mediador no processo ensino-aprendizagem.c Nesta considera-se os avanços do
aluno e suas capacidades em detrimento das dificuldades.São feitas anotações de
cada aluno no caderno de avalição sempre que necessário, para no final dos
semestres serem registros nos boletins dos mesmos e encaminhados aos pais. Ao final do ano, as
avaliações são registrada na pasta do aluno e arquivadas na secretaria.
REFERÊNCIAS
Educação
Profissional e Colocação no Trabalho: uma
nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência.Cristina
Batista...[et al.]
Brasília,Federação
Nacional das Apaes.
Política de
Educação Especial do Estado de Santa Catarina, coord. BASSETI, Sérgio Otávio
-São José: FCEE, 2006, 52p.
Trabalho e
Deficiência Mental:Perspectivas Atuais
–Brasilia: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE-204
p.-Dupligráfica Editora. 1° Edição- Brasília,2003.
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