quinta-feira, 3 de abril de 2014

Proposta Anual Serviço Pedagógico Específico de 4 a 6 anos- Professora: Iolete Vivian

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC







PROPOSTA DE TRABALHO ANUAL

SERVIÇO PEDAGOGICO ESPECÍFICO DE 4 A 6 ANOS.
MATUTINO




DIRETORA:  NEYDE T. MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
PROFESSORA: IOLETE TERESINHA VIVAN






SÃO MIGUEL DO OESTE, SC – 2014
INTRODUÇÃO
A turma do Serviço  Pedagogico Especifico de 4 a 6 anos de idade,  tem como objetivo atender crianças com  espectro de autismo ou transtorno do desenvolvimento global  desenvolvendo um trabalho  com  atividades  de rotina diária de caráter educacional, , oportunizando assim o desenvolvimento da independência, socialização e da comunicação.
Autismo, foi introduzido na psiquiatria por PLOULLR, em l906 como item descritivo do sinal clínico de isolamento (encenado pela repetição de outo-referência). Em 1943 KANNER reformulou o termo como distúrbio autístico  do contato afetivo descrevendo uma  síndrome como mesmo sinal de isolamento, observando em crianças com idade entre 2 anos e 4 meses a 11 anos.
Sabendo que desde o nascimento o ser humano passa por um processo de desenvolvimento, o crescimento, que corresponde às mudanças físicas e o desenvolvimento funcional, isto é, a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem a criança realizar atividades variadas, coisas novas, progressivamente diferentes, talvez mais complexas e com uma habilidade cada vez maior.
O conceito do Autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica. Embora uma etiologia especifica não tenha sido identificado a, estudos sugerem a presença de alguns fatores genético e neurobiológico que podem estar associados ao autismo (anomalia anatômica ou fisiológica do problemas constitucional inatos, predeterminados biologicamente). Fatores de risco psicossociais também foram associados. Nas diferentes expressões do quadro clínico, diversos sinais sintomas podem estar ou não presentes, mas as características de isolamento e imutabilidade de condutas estão sempre presentes.O quadro, inicialmente, foi classificado no grupo das psicoses infantis.
Na tentativa de diferenciação da esquizofrenia de inicio precoce,prevaleceu o conceito de que os sinais e sintomas devem surgir antes dos 03 anos de idade, e os três principais grupos de características são problemas com a linguagem; problemas na interação social; e problemas no repertório de comportamentos (restrito e repetitivo),o que inclui alterações nos padrões dos movimentos.
As atividades deve ser significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo. A atividade lúdica e considerada essencial a formação da criança e o brinquedo um estímulo a seu desenvolvimento físico e mental. A brincadeira contribui decisivamente no processo.
A importância em trabalhar a questão da linguagem de forma também  lúdica, tendo com o parâmetro que comunicação falada é recebida pela criança posteriormente a dos gestos, como aponta Vygotsky (1979, p. 64): “a linguagem não pode ser descoberta sem o pensamento e a palavra, dotada de um significado construído pelo próprio sujeito, será base para a edificação de novos significados em momentos mais avançados do desenvolvimento. Criara ainda, condições para a socialização infantil”.



FILOSOFIA:
A Escola Caminho Alternatino -  APAE tem como meta: “desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam habilidades funcionais e de conhecimentos sistemáticos, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas para o convívio familiar, escolar e social”.

JUSTIFICATIVA:
Através das vivencias de atitudes observadas  nos diversos grupos no decorrer dos anos, percebeu-se as dificuldades que os educados encontraram no dia a dia na interação, auto gestão, AVDs, AVPs, sentindo a necessidade de rever conceitos abordando a temática anual no convívio escolar, familiar e social.



DIAGNOSTICO DA TURMA
SERVIÇO PEDAGOGICO ESPECIFICO DE 4 A 6 ANOS.
TURMA MATUTINA:
A turma de Serviço Pedagógico Especifico matutino tem 3 alunos com idade entre 04 a 6 anos de idade com traços de espectro de autismo infantil.
Os 3 alunos possue freqüência diária. Dois Em turno oposto freqüentam  escolas de Educação Infantil,e 1 aluno  não esta freqüentando  outra escola devido a dificuldades da família em relação ao transporte, já que reside no interior do municipio.
Na linguagem oral nem um tem comunicação falada.
A alimentação é oferecida na escola, 2 alunos comem  de acordo com as condições de cada um,. Sendo que 1(uma) aluna não come o alimento( da escola nem Salgado, nem Doce, sendo que nesta turma 2 alunos usam fraldas e um menino tem controle de esfícteres, necessitando de auxílio.
 Com um  aluno é introduzido alguns cartões com as atividades de rotina.
Percebe-se que neste grupo de alunos todos possuem compreensão sendo necessário trabalhar  limites, coordenação motora e viso-motor. Apresentam interesse, reagindo e interagindo nas atividades propostas alguns com atitudes, respostas e outros com sorriso ou uma expressão facial diferenciada, gostam de cantos com gestos, batendo palmas, de assistir pequenos vídeos, ouvir cantigas, brincar de roda, brincadeiras com as mãos, ouvir histórias e ajudar virar as páginas dos livros, pintar, rabiscar, colar, sendo que 2 alunos não consegue fazer algumas dessas atividades, porem aos poucos vai se integrando nas atividades, gostam de atividades dentro e fora da sala de aula, no parque, na areia, grama, calçada, estando atentos a tudo o que passa, observando pessoas, objetos e ambiente.
Nesta turma os alunos necessitam, para seu melhor desenvolvimento, mediação direta do professor.



OBJETIVO GERAL:
Reconhecer a importância de atitudes responsáveis no convívio familiar, escolar e social promovendo a qualidade de vida.

Neste ano de ao eixo norteadorescolhido para trabalhar foi            
EIXO NORTEADOR:Autonomia no convívio escolar, familiar,e social.
SUB EIXOS:
                      I Autogestão ( fev.mar.abril e maio)
                      II Copa do Mundo ( junho, julho e ag)
                      III Qualidade de vida e saúde.( set. out.nov e dez)


COMUNICAÇÃO:
A comunicação deve ser considerada a principal área a desenvolver, com particular ênfase nos alunos que não usam a fala para comunicar-se:
·         Proporcionar oportunidades para que os alunos possam apropriar-se de informação no presente e futuro;
·         Utilizar materiais de apoio adequados as necessidades individuais de cada aluno, de modo a facilitar o acesso a informação e a promover a sua autonomia.
·         Usar figuras e cartões para facilitar a comunicação.


MÚLTIPLAS LINGUAGENS:
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando musicas, cantigas de roda, historias e outras.
*Linguagem oral: comunicação: fala, balbucios, conversações, choros diferenciados, imitações de sons, saudações e solicitações, pedido de ajuda, pedido de objetos, pedidos de informações, linguagem gesticulada, gestos espontâneos.                
*Linguagem escrita: rabiscos, letras, figuras, nomes, livros de comunicação(agendas), simbolos escritos(rótulos e signos);
*Linguagem musical: cantos, instrumentos, ouvir, perceber, manusear e discriminar eventos sonoros, brincar com gestos, perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;
*Linguagem, comunicação e expressão visual: pequenas dramatizações, historias em CD ROM, vídeos;
*Linguagem matemática: números, medidas, idade, figuras geométricas, raciocínio lógico, sequência lógica(números, idade, calendário, quantidade, tamanho, peso, grosso, fino, largo, estreito, comprimento, curto e largo).

RECREAÇÂO E LAZER
Brincar é o mundo da criança, e através dele que ela se manifesta. A criança pequena usa da brincadeira para imitar, e assim experimentar, suas relações com o mundo e com outras pessoas. No grupo a criança aprende liderar e ser liderada, cooperar, compartilhar, descobrindo suas habilidades e de seus colegas.
*Inibir padrões anormais de movimento e postura;
*Induzir e facilitar movimentos normais;
*Estimular proprioceptivamente nas diversas posturas;
*Reações de proteção, retificação e equilíbrio;
*Coordenação dinâmica global;
*Coordenação viso motora;
Segurar a cabeça, rolar, arrastar-se, sentar-se,  ficar de pé, andar, correr, pegar, segurar, manipular, amassar e rasgar.
*Movimento: jogos motores;
*Expressividade: jogos, brincadeiras;
*Jogos com regras: brincadeiras onde envolvam respeito, saber esperar a sua vez, antes, depois, primeiro, segundo;
*Jogos ao ar livre: com bola, arcos, minhocão, passar por obstáculos, com corda;
*Jogos simbólicos: faz de conta, curiosidades, expressividade;
*Jogos intelectuais: atenção, compreensão, associação, percepções (auditivas, visuais, olfativa, gustativas e táteis) situações problemas, dominós, quebra-cabeças, construção  de torres com cubos, etc...;
*Jogos tradicionais: escravos de Jó, de roda, passa anel, passa-passará e outros;
*Construção de brinquedos: com massa de modelar, sucatas, argila, tacos de madeira, caixas de ovos e litros;
*Participar da equoterapia.

ORGANIZAÇÕES ESPAÇO TEMPORAIS
Organização dos diferentes espaços (conhecer-se/identificar-se);
Eu, nome, idade, pessoa historia do grupo, experiências;
Calendário, condições do tempo;
Noções de encima, embaixo, dentro, fora, pequeno, grande, alto, baixo, quente, frio, grosso, fino, mole, duro, amanhã, depois...;

ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
Escovação dos dentes, banho, vestuário;
Explorar a imagem refletida no espelho;
Partes do corpo, nome e função;
Calendário;
Alimentação;
INTERAÇÃO:
Afetividade;
Autonomia;
Diversidade;
Respeito;
Relacionamento sociocultural
Cuidar do educando;
Escolhas;
Explorar o ambiente;

ARTES PLÁSTICAS:
Pinturas;
Colagens;
Rabiscos;
Desenhos;
Imagens;

METODOLOGIA:
Dar-se-á por meio de planejamento antecipado no caderno, com estratégias condizentes aos conteúdos e faixa etária, utilizando recursos variados para que o aprender se torne mais lúdico e prazeroso.

AVALIAÇÃO:
A avaliação é um processo amplo e criterioso que tem validade quando coloca a criança como centro de referencia de si mesma e fornece dados ao professor para acompanhar e compreender seu desenvolvimento. Assim compreende-se a avaliação como um processo que acompanha o desenvolvimento e aprendizagem como um todo.
Esta avaliação pode ser considerada, então sob dois aspectos como observar as experiências, participar com o próprio grupo e acompanhar o desenvolvimento de cada um em suas peculiaridades.
 Neste sentido, a avaliação acontecerá com registros no caderno de avaliações e semestralmente com registro descritivo e em boletins para os pais  e na pasta no final do ano.

BIBLIOGRAFIA:
PROPOSTA Curricular de Santa Catarina, 1998 e revisão em 2005.
REFERENCIAL Curricular Nacional de Educação Infantil. Volume I, 1998.

SABERES e Práticas da inclusão. MEC. Brasilia, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário