ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
PROPOSTA DE TRABALHO ANUAL
SERVIÇO PEDAGOGICO ESPECÍFICO DE 4 A 6 ANOS.
MATUTINO
DIRETORA: NEYDE T.
MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
PROFESSORA: IOLETE TERESINHA VIVAN
SÃO MIGUEL DO OESTE, SC – 2014
INTRODUÇÃO
A turma do Serviço Pedagogico
Especifico de 4 a 6 anos de idade, tem
como objetivo atender crianças com
espectro de autismo ou transtorno do desenvolvimento global desenvolvendo um trabalho com
atividades de rotina diária de
caráter educacional, , oportunizando assim o desenvolvimento da
independência, socialização e da comunicação.
Autismo, foi
introduzido na psiquiatria por PLOULLR, em l906 como item descritivo do sinal
clínico de isolamento (encenado pela repetição de outo-referência). Em 1943
KANNER reformulou o termo como distúrbio autístico do contato afetivo descrevendo uma síndrome como mesmo sinal de isolamento, observando
em crianças com idade entre 2 anos e 4 meses a 11 anos.
Sabendo
que desde o nascimento o ser humano passa por um processo de desenvolvimento, o
crescimento, que corresponde às mudanças físicas e o desenvolvimento funcional,
isto é, a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem
a criança realizar atividades variadas, coisas novas, progressivamente
diferentes, talvez mais complexas e com uma habilidade cada vez maior.
O
conceito do Autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica. Embora uma
etiologia especifica não tenha sido identificado a, estudos sugerem a presença
de alguns fatores genético e neurobiológico que podem estar associados ao
autismo (anomalia anatômica ou fisiológica do problemas constitucional inatos,
predeterminados biologicamente). Fatores de risco psicossociais também foram
associados. Nas diferentes expressões do quadro clínico, diversos sinais
sintomas podem estar ou não presentes, mas as características de isolamento e
imutabilidade de condutas estão sempre presentes.O quadro, inicialmente, foi
classificado no grupo das psicoses infantis.
Na
tentativa de diferenciação da esquizofrenia de inicio precoce,prevaleceu o
conceito de que os sinais e sintomas devem surgir antes dos 03 anos de idade, e
os três principais grupos de características são problemas com a linguagem; problemas
na interação social; e problemas no repertório de comportamentos (restrito e
repetitivo),o que inclui alterações nos padrões dos movimentos.
As
atividades deve ser significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu
processo evolutivo. A atividade lúdica e considerada essencial a formação da
criança e o brinquedo um estímulo a seu desenvolvimento físico e mental. A brincadeira
contribui decisivamente no processo.
A
importância em trabalhar a questão da linguagem de forma também lúdica, tendo com o parâmetro que comunicação
falada é recebida pela criança posteriormente a dos gestos, como aponta
Vygotsky (1979, p. 64): “a linguagem não pode ser descoberta sem o pensamento e
a palavra, dotada de um significado construído pelo próprio sujeito, será base
para a edificação de novos significados em momentos mais avançados do
desenvolvimento. Criara ainda, condições para a socialização infantil”.
FILOSOFIA:
A
Escola Caminho Alternatino - APAE tem
como meta: “desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para
que os alunos aprendam habilidades funcionais e de conhecimentos sistemáticos,
proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes adequadas
para o convívio familiar, escolar e social”.
JUSTIFICATIVA:
Através
das vivencias de atitudes observadas nos
diversos grupos no decorrer dos anos, percebeu-se as dificuldades que os
educados encontraram no dia a dia na interação, auto gestão, AVDs, AVPs,
sentindo a necessidade de rever conceitos abordando a temática anual no
convívio escolar, familiar e social.
DIAGNOSTICO DA
TURMA
SERVIÇO PEDAGOGICO
ESPECIFICO DE 4 A 6 ANOS.
TURMA
MATUTINA:
A
turma de Serviço Pedagógico Especifico matutino tem 3 alunos com idade entre 04
a 6 anos de idade com traços de espectro de autismo infantil.
Os
3 alunos possue freqüência diária. Dois Em turno oposto
freqüentam escolas de Educação Infantil,e 1 aluno não esta freqüentando outra escola devido a dificuldades da família em relação ao transporte, já que
reside no interior do municipio.
Na
linguagem oral nem um tem comunicação falada.
A
alimentação é oferecida na escola, 2 alunos comem de acordo com as condições de cada um,. Sendo
que 1(uma) aluna não come o alimento( da escola nem Salgado, nem Doce, sendo
que nesta turma 2 alunos usam fraldas e um menino tem controle de esfícteres, necessitando de auxílio.
Com
um aluno é introduzido alguns cartões
com as atividades de rotina.
Percebe-se
que neste grupo de alunos todos possuem
compreensão sendo necessário trabalhar
limites, coordenação motora e viso-motor. Apresentam interesse, reagindo
e interagindo nas atividades propostas alguns com atitudes, respostas e outros
com sorriso ou uma expressão facial diferenciada, gostam
de cantos com gestos, batendo palmas, de assistir pequenos vídeos, ouvir
cantigas, brincar de roda, brincadeiras com as mãos, ouvir histórias e ajudar
virar as páginas dos livros, pintar, rabiscar, colar, sendo que 2 alunos não
consegue fazer algumas dessas atividades, porem aos poucos vai se integrando
nas atividades, gostam de atividades dentro e fora da sala de aula, no parque,
na areia, grama, calçada, estando atentos a tudo o que passa, observando
pessoas, objetos e ambiente.
Nesta
turma os alunos necessitam, para seu melhor desenvolvimento, mediação direta do
professor.
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer a importância de atitudes
responsáveis no convívio familiar, escolar e social promovendo a qualidade de
vida.
Neste ano de ao eixo
norteadorescolhido para trabalhar foi
EIXO
NORTEADOR:Autonomia no convívio escolar, familiar,e social.
SUB EIXOS:
I Autogestão ( fev.mar.abril e maio)
II Copa do Mundo ( junho,
julho e ag)
III Qualidade de vida e
saúde.( set. out.nov e dez)
COMUNICAÇÃO:
A
comunicação deve ser considerada a principal área a desenvolver, com particular
ênfase nos alunos que não usam a fala para comunicar-se:
·
Proporcionar oportunidades para que os
alunos possam apropriar-se de informação no presente e futuro;
·
Utilizar materiais de apoio adequados as
necessidades individuais de cada aluno, de modo a facilitar o acesso a
informação e a promover a sua autonomia.
·
Usar figuras e cartões para facilitar a
comunicação.
MÚLTIPLAS LINGUAGENS:
Incentivar e
permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e
ampliando seu vocabulário, utilizando musicas, cantigas de roda, historias e
outras.
*Linguagem oral:
comunicação: fala, balbucios,
conversações, choros diferenciados, imitações de sons, saudações e solicitações,
pedido de ajuda, pedido de objetos, pedidos de informações, linguagem
gesticulada, gestos espontâneos.
*Linguagem
escrita: rabiscos, letras, figuras, nomes, livros de comunicação(agendas),
simbolos escritos(rótulos e signos);
*Linguagem
musical: cantos, instrumentos, ouvir, perceber, manusear e discriminar eventos
sonoros, brincar com gestos, perceber e expressar sensações, sentimentos e
pensamentos;
*Linguagem,
comunicação e expressão visual: pequenas dramatizações, historias em CD ROM,
vídeos;
*Linguagem
matemática: números, medidas, idade, figuras geométricas, raciocínio lógico,
sequência lógica(números, idade, calendário, quantidade, tamanho, peso, grosso,
fino, largo, estreito, comprimento, curto e largo).
RECREAÇÂO E LAZER
Brincar é o mundo da
criança, e através dele que ela se manifesta. A criança pequena usa da
brincadeira para imitar, e assim experimentar, suas relações com o mundo e com
outras pessoas. No grupo a criança aprende liderar e ser liderada, cooperar,
compartilhar, descobrindo suas habilidades e de seus colegas.
*Inibir padrões
anormais de movimento e postura;
*Induzir e facilitar
movimentos normais;
*Estimular
proprioceptivamente nas diversas posturas;
*Reações de proteção, retificação
e equilíbrio;
*Coordenação dinâmica
global;
*Coordenação viso
motora;
Segurar a cabeça,
rolar, arrastar-se, sentar-se, ficar de
pé, andar, correr, pegar, segurar, manipular, amassar e rasgar.
*Movimento: jogos
motores;
*Expressividade: jogos,
brincadeiras;
*Jogos com regras:
brincadeiras onde envolvam respeito, saber esperar a sua vez, antes, depois,
primeiro, segundo;
*Jogos ao ar livre: com
bola, arcos, minhocão, passar por obstáculos, com corda;
*Jogos simbólicos: faz
de conta, curiosidades, expressividade;
*Jogos intelectuais:
atenção, compreensão, associação, percepções (auditivas, visuais, olfativa,
gustativas e táteis) situações problemas, dominós, quebra-cabeças,
construção de torres com cubos, etc...;
*Jogos tradicionais:
escravos de Jó, de roda, passa anel, passa-passará e outros;
*Construção de
brinquedos: com massa de modelar, sucatas, argila, tacos de madeira, caixas de
ovos e litros;
*Participar da
equoterapia.
ORGANIZAÇÕES ESPAÇO TEMPORAIS
Organização dos
diferentes espaços (conhecer-se/identificar-se);
Eu, nome, idade,
pessoa historia do grupo, experiências;
Calendário,
condições do tempo;
Noções de
encima, embaixo, dentro, fora, pequeno, grande, alto, baixo, quente, frio,
grosso, fino, mole, duro, amanhã, depois...;
ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
Escovação dos
dentes, banho, vestuário;
Explorar a
imagem refletida no espelho;
Partes do corpo,
nome e função;
Calendário;
Alimentação;
INTERAÇÃO:
Afetividade;
Autonomia;
Diversidade;
Respeito;
Relacionamento
sociocultural
Cuidar do
educando;
Escolhas;
Explorar o
ambiente;
ARTES PLÁSTICAS:
Pinturas;
Colagens;
Rabiscos;
Desenhos;
Imagens;
METODOLOGIA:
Dar-se-á por meio de
planejamento antecipado no caderno, com estratégias condizentes aos conteúdos e
faixa etária, utilizando recursos variados para que o aprender se torne mais lúdico
e prazeroso.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é um
processo amplo e criterioso que tem validade quando coloca a criança como
centro de referencia de si mesma e fornece dados ao professor para acompanhar e
compreender seu desenvolvimento. Assim compreende-se a avaliação como um
processo que acompanha o desenvolvimento e aprendizagem como um todo.
Esta avaliação pode ser
considerada, então sob dois aspectos como
observar as experiências, participar com o próprio grupo e acompanhar o desenvolvimento de cada um em suas peculiaridades.
Neste sentido, a avaliação acontecerá
com registros no caderno de avaliações e semestralmente com registro descritivo
e em boletins para os pais e na pasta no
final do ano.
BIBLIOGRAFIA:
PROPOSTA
Curricular de Santa Catarina, 1998 e revisão em 2005.
REFERENCIAL
Curricular Nacional de Educação Infantil. Volume I, 1998.
SABERES e
Práticas da inclusão. MEC. Brasilia, 2005.
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