quarta-feira, 2 de abril de 2014

Proposta Anual TGD I - Prof Iolete e Ivânia

ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE







PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL








TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – TGD (sala 02) Vespertino
PROFESSORAS: IOLETE TERESINHA VIVIAN
                                IVANIA MARIA KIPPER
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER










SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014

INTRODUÇÃO

Esta proposta de trabalho a ser desenvolvida com a turma de SPE/TGD, sala 02, a qual atende cinco  alunos no período vespertino com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD, tem a finalidade de oportunizar aos alunos o desenvolvimento da independência, socialização e da comunicação, por meio de uma rotina diária contemplado pela metodologia TEACCH (agenda visual, caderno de linguagem, trabalho em grupo, atividade pedagógica, entre outras).
O método TEACCH foi criado em 1966 pelo psiquiatra Eric Shoper, elaborado com o propósito de reabilitar e alfabetizar  o autista.
Nos anos 60 quando 3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a independência das crianças.
O método TEACCH contempla as necessidades individuais de aprendizado do aluno autista baseado no desenvolvimento do cotidiano sendo uma ferramenta de suma importância para a educação e na funcionalidade, o qual proporciona uma rotina diária pré estabelecida que favorece o melhor desempenho nas habilidades a serem desenvolvidas.
O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do ambiente físico, social e na comunicação.
O ambiente é estruturado para acomodar as dificuldades que o aluno autista tem, ao mesmo tempo que treina a sua performance para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados, através de cartões específicos para cada atividade.
Baseando-se na adaptação do meio ambiente a metodologia a ser utilizada facilitará a compreensão do aluno e o que se espera dele oferecer atividades em locais diferenciados e materiais variados e flexibilizando a rotina, conforme o planejamento coletivo.  








PERFIL DA TURMA

            A turma de SPE/TGD, sala 02, turno vespertino, é uma turma com cinco (5) alunos com transtorno global do desenvolvimento. Dos quais duas (2) moças e três (3) rapazes  com idade  entre 27 e 43 anos, com freqüência diária, sendo todos do Município de São Miguel do Oeste.
Destes apenas uma (1)  aluna se comunica oralmente, com vocabulário restrito e falas ecolalicas. Os demais comunicam-se através de sons e gestos.
            Todos são dependentes na realização das atividades pedagógicas e de vida diária e prática. Apresentam intolerância e dificuldades de concentração. No trabalho com método TEACCH, alguns alunos apresentam dificuldades em realizar o pareamento dos cartões.
            Todos possuem habilidades nos jogos de encaixe conhecidos, atendem solicitações simples.
            Alguns são independentes na locomoção, porém durante as caminhadas apóiam-se nas professoras, sendo que temos um aluno que atualmente está em cadeira de rodas devido ao acidente sofrido, está com acompanhamento de fisioterapia para reabilitação.
           

FILOSOFIA

            A Escola Especial Caminho Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de conhecimento sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida prática e atitudes coerentes para o convívio familiar, escolar e social”.


OBJETIVO GERAL

  Utilizar os recursos do método TEACCH, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada aluno através de recursos pedagógicos e funcionais, que contribuem para sua vida diária e na socialização. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Proporcionar a rotina, organização no cotidiano escolar do uso correto nos cartões de forma a desenvolver hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais independentes;
- Interagir com outras turmas afim de promover a socialização quebras de rotinas e melhorar a sua auto estima;
-Oportunizar situações que propiciem o desenvolvimento social, intelectual e comportamental dos alunos;
- Adaptar-se ao ambiente escolar, familiar e comunitário;
- Oportunizar o mate como socialização entre colegas;
- Desenvolver hábitos de higiene;
- Desenvolver atividades prazerosas e motivadoras a fim de realizar as atividades pedagógicas;
- Utilizar método correto dos cartões do TEACCH;
- Proporcionar caminhadas diárias ou freqüentes para melhorar sua habilidade na locomoção;
-Oferecer jogos educativos contemplando o trabalho de  1 a 1  e o independente;
-Priorizar o método TEACCH na sua vida diária;
-Valorizar e cuidar do ambiente escolar;
-Proporcionar atividades que contemplam a participação da família na escola,e a escola na família.
Criar uma parceria das atividades escolares, familiares, social.

Neste ano de 2014 o eixo norteador escolhido para trabalhar foi
EIXO NORTEADOR:Autonomia no convívio escolar, familiar,e social.
SUB EIXOS:
                      I Autogestão ( fev.mar.abril e maio)
                      II Copa do Mundo ( junho, julho e ag)
                      III Qualidade de vida e saúde.( set. out.nov e dez)


JUSTIFICATIVA

Através de atitudes vivenciadas nas relações escolares, familiares e sociais, percebemos a necessidade de articular ações práticas de autogestão, afim de desenvolver atitudes de autonomia promovendo a qualidade de vida as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, nos diversos grupos no decorrer do ano. percebeu-se as dificuldades que os educados encontraram no dia a dia na interação, auto gestão, AVDs, AVPs, sentindo a necessidade de rever conceitos abordando a temática anual.


CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS
Múltiplas linguagens
Múltiplas linguagens  proporcionar o uso de  diversas formas de linguagens com meio de comunicação e interação social.
Comunicação oral (expressiva e receptiva).
Comunicação gestual.
Comunicação alternativa(imagem, visual, cartões).
Comunicação escrita.
Comunicação musical.
Comunicação literária.
Comunicação digital.

AVDS E AVPS
Bem estar físico mental e social.
Corpo.
Vestuário.
Saúde.
Higiene.
Alimentação.
Habilidades domesticas.
Planejamento pessoal (atividades do dia, dentro da rotina).
Autonomia.
Organização Espaço e Tempo
Calendário(tempo e espaço).
Locomoção.
Interação Social/Contexto
Identidade pessoal.
Família e membros familiares.
Escola.
Comunidade.
Cidadania.
Diversidades culturais.
Transito
Relação homem natureza(educação ambiental).
Valores(direitos e deveres).
Lazer.
 Mobilidade.



METODOLOGIA

Proporcionar-se-a atividades diversificadas, trabalhando os conceitos essenciais, possibilitando uma melhor qualidade de vida, priorizando a saúde, o lazer, a ocupação, a socialização, estabelecendo relações ao cotidiano escolar despertando a socialização estabelecendo relações com os outros educandos, onde possam contribuir através da afetividade e das relações interpessoais, a qual encontra-se no planejamento mensal, seguindo a metodologia TEACCH. Trabalha-se as atividades em grupo 1 a 1, independente, caderno de linguagem, atividades pedagógica, hora do conto.
AVALIAÇÃO

            A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, através de registros escritos no caderno de avaliação e semestralmente na pasta do aluno e boletins aos pais.


REFERÊNCIAS

Intervenção método TEACCH. Disponível em: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=10

Fundação Catarinense de Educação Especial. Disponível em http://www.fcee.sc.gov.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário