ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO – APAE
PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL
TURMA: SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – TGD
(sala 02) Vespertino
PROFESSORAS: IOLETE TERESINHA VIVIAN
IVANIA
MARIA KIPPER
DIRETORA: NEYDE MARCONATTO
ORIENTADORA: ROSANI FINN WATHIER
SÃO MIGUEL DO OESTE, MARÇO DE 2014
INTRODUÇÃO
Esta proposta de trabalho a ser desenvolvida com a turma de SPE/TGD, sala
02, a qual atende cinco alunos no
período vespertino com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD, tem a
finalidade de oportunizar aos alunos o desenvolvimento da independência,
socialização e da comunicação, por meio de uma rotina diária contemplado pela
metodologia TEACCH (agenda visual, caderno de linguagem, trabalho em grupo,
atividade pedagógica, entre outras).
O método TEACCH foi criado em 1966 pelo psiquiatra Eric Shoper, elaborado
com o propósito de reabilitar e alfabetizar
o autista.
Nos anos 60 quando 3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e
viram a necessidade de construir meios para o controle do ambiente de
aprendizado e que encorajasse a independência das crianças.
O método TEACCH contempla as necessidades individuais de aprendizado do
aluno autista baseado no desenvolvimento do cotidiano sendo uma ferramenta de
suma importância para a educação e na funcionalidade, o qual proporciona uma
rotina diária pré estabelecida que favorece o melhor desempenho nas habilidades
a serem desenvolvidas.
O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do
ambiente físico, social e na comunicação.
O ambiente é estruturado para acomodar as
dificuldades que o aluno autista tem, ao mesmo tempo que treina a sua
performance para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados, através de
cartões específicos para cada atividade.
Baseando-se na adaptação do meio ambiente a
metodologia a ser utilizada facilitará a compreensão do aluno e o que se espera
dele oferecer atividades em locais diferenciados e materiais variados e
flexibilizando a rotina, conforme o planejamento coletivo.
PERFIL DA TURMA
A turma de SPE/TGD, sala 02, turno vespertino,
é uma turma com cinco (5) alunos com
transtorno global do desenvolvimento. Dos quais duas
(2) moças e três (3) rapazes com idade entre 27 e 43 anos, com freqüência diária, sendo
todos do Município de São Miguel do Oeste.
Destes apenas uma (1) aluna se comunica oralmente, com vocabulário
restrito e falas ecolalicas. Os demais comunicam-se através de sons e gestos.
Todos são
dependentes na realização das atividades pedagógicas e de vida diária e
prática. Apresentam intolerância e dificuldades de concentração. No trabalho com
método TEACCH, alguns alunos apresentam dificuldades em realizar o pareamento
dos cartões.
Todos
possuem habilidades nos jogos de encaixe conhecidos, atendem
solicitações simples.
Alguns são independentes na
locomoção, porém durante as caminhadas apóiam-se nas
professoras, sendo que temos um aluno que atualmente está em cadeira de rodas
devido ao acidente sofrido, está com acompanhamento de fisioterapia para
reabilitação.
FILOSOFIA
A Escola Especial Caminho
Alternativo tem como meta: “Desenvolver uma proposta de ensino que ofereça
oportunidades para que os alunos aprendam as habilidades funcionais e de
conhecimento sistematizados, proporcionando assim o desenvolvimento da vida
prática e atitudes coerentes para o convívio familiar, escolar e social”.
OBJETIVO GERAL
Utilizar os recursos do método
TEACCH, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada aluno através de
recursos pedagógicos e funcionais, que contribuem para sua vida diária e na
socialização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Proporcionar a
rotina, organização no cotidiano escolar do uso correto nos cartões de forma a
desenvolver hábitos de vida diária e atividades de cuidados pessoais
independentes;
- Interagir com outras turmas afim de promover a
socialização quebras de rotinas e melhorar a sua auto estima;
-Oportunizar situações que propiciem o desenvolvimento
social, intelectual e comportamental dos alunos;
- Adaptar-se ao ambiente escolar, familiar e comunitário;
- Oportunizar o mate como socialização entre colegas;
- Desenvolver
hábitos de higiene;
- Desenvolver
atividades prazerosas e motivadoras a fim de realizar as atividades pedagógicas;
- Utilizar método correto dos cartões do TEACCH;
-
Proporcionar caminhadas diárias ou freqüentes para melhorar sua habilidade na
locomoção;
-Oferecer
jogos educativos contemplando o trabalho de 1 a 1 e
o independente;
-Priorizar
o método TEACCH na sua vida diária;
-Valorizar
e cuidar do ambiente escolar;
-Proporcionar atividades que
contemplam a participação da família na escola,e a escola na família.
Criar uma parceria das atividades
escolares, familiares, social.
Neste ano
de 2014 o eixo norteador escolhido para trabalhar foi
EIXO NORTEADOR:Autonomia no
convívio escolar, familiar,e social.
SUB EIXOS:
I Autogestão ( fev.mar.abril e maio)
II Copa do Mundo ( junho,
julho e ag)
III Qualidade de vida e
saúde.( set. out.nov e dez)
JUSTIFICATIVA
Através de
atitudes vivenciadas nas relações escolares, familiares e sociais, percebemos a
necessidade de articular ações práticas de autogestão, afim de desenvolver
atitudes de autonomia promovendo a qualidade de vida as Pessoas com Deficiência
Intelectual e Múltipla, nos diversos grupos no decorrer do ano. percebeu-se as
dificuldades que os educados encontraram no dia a dia na interação, auto gestão,
AVDs, AVPs, sentindo a necessidade de rever conceitos abordando a temática
anual.
CONCEITOS ESSENCIAIS A SEREM TRABALHADOS
Múltiplas linguagens
Múltiplas
linguagens proporcionar o uso de diversas formas de linguagens com meio de
comunicação e interação social.
Comunicação oral
(expressiva e receptiva).
Comunicação
gestual.
Comunicação
alternativa(imagem, visual, cartões).
Comunicação
escrita.
Comunicação
musical.
Comunicação
literária.
Comunicação
digital.
AVDS E AVPS
Bem estar físico
mental e social.
Corpo.
Vestuário.
Saúde.
Higiene.
Alimentação.
Habilidades
domesticas.
Planejamento
pessoal (atividades do dia, dentro da rotina).
Autonomia.
Organização Espaço e Tempo
Calendário(tempo e espaço).
Locomoção.
Interação Social/Contexto
Identidade pessoal.
Família e membros familiares.
Escola.
Comunidade.
Cidadania.
Diversidades culturais.
Transito
Relação homem natureza(educação
ambiental).
Valores(direitos e deveres).
Lazer.
Mobilidade.
METODOLOGIA
Proporcionar-se-a atividades diversificadas,
trabalhando os conceitos essenciais, possibilitando uma melhor qualidade de
vida, priorizando a saúde, o lazer, a ocupação, a socialização, estabelecendo
relações ao cotidiano escolar despertando a socialização estabelecendo relações
com os outros educandos, onde possam contribuir através da afetividade e das
relações interpessoais, a qual encontra-se no planejamento mensal, seguindo a
metodologia TEACCH. Trabalha-se as atividades em grupo 1 a 1, independente,
caderno de linguagem, atividades pedagógica, hora do conto.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma
processual e contínua, através de registros escritos no caderno de avaliação e
semestralmente na pasta do aluno e boletins aos pais.
REFERÊNCIAS
Intervenção método TEACCH.
Disponível em:
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=10
Fundação Catarinense de Educação
Especial. Disponível em http://www.fcee.sc.gov.br
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