quarta-feira, 4 de novembro de 2015



ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO-APAE
SÃO MIGUEL DO OESTE-SC









RELATÓRIO DAS ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS
A PARTIR DAS LEITURAS REFERENTE A PROPOSTA CURRICULAR- ÁREAS DE CONHECIMENTO (ÁREA DE LINGUAGEM E ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS).













APAE SÃO MIGUEL DO OESTE, 30 DE OUTUBRO  DE 2015.







ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

PROBLEMÁTICA ANUAL

  Como a escola pode fazer a diferença e um professor mudar uma história de vida?

 PLANEJAMENTO: Agosto a novembro de 2015.
 PROBLEMA: Quais os princípios necessários para se ter  autonomia ?
         
  
      JUSTIFICATIVA:
         Considerando que na escola encontram se saberes e ações diferenciadas, as quais  possibilitam e contribuem na formação da pessoa. Compreende se que é neste movimento de ensinar, aprender e conviver que podemos potencializar mudanças nas ações e comportamentos das pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Portanto, serão desenvolvidas atividades pedagógicas ocupacionais e funcionais, visando a elaboração e reelaboração de conceitos e vivências dos educandos, respeitando as especificidades e valorizando seu potencial. Para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos necessitamos da participação direta da família, pois acreditamos na importância do seu papel  nas interações vivenciadas. Proporcionando maior autonomia e autogestão Princípios norteadores segundo Programa de Autodefensoria: Eliminação de rótulos. Identidade própria. Autonomia e participação.  Defesa de seus próprios direitos.

    
  OBJETIVO GERAL:
    Oportunizar as famílias e  aos educados, momentos de estudos e atividades pedagógicas, ocupacionais e funcionais no intuito de desenvolver o pensamento e atitudes coerentes  diante de diversas situações vivenciadas de autonomia e independência.


  CONCEITOS ESSENCIAS:
·         Identidade e historicidade ( cultura e origens).
·         Múltiplas Linguagens: Linguagem oral (comunicação: fala, balbucios, conversações); Linguagem escrita ( rabiscos, letras, nomes, figuras); Linguagem musical (cantos, instrumentos) Comunicação e expressão visual (dramatizações, expressividade); Linguagem literária (Histórias diversas); Linguagem matemática (números-idade). Linguagem digital ( noções básicas de informática, blog, mensagens, jogos, videos, escrita,  pesquisas)
·         Organização de tempo e espaço (calendário, localização, onde mora, locomoção, papeis sociais)
·         AVDs (Atividade de Vida Diária) e AVPs ( atividades de Vida Prática) tais como: higiene, vestuário, atividade domésticas, alimentação, independência, autogestão. Fazer compras, manusear  dinheiro, utilizar o telefone, realizar tarefas domésticas, preparar refeições, utilizar meios de transportes).
·         Interação social/ defesa de direitos/ eliminação de rótulos/contexto.
·         Família/Escola/Comunidade
·         Diversidade cultural
·         Desenvolvimento auto-sustentável.
·         Corporeidade, psicomotricidade, jogos, ginástica, dança e esporte, recreação e lazer.
·         Teatro (artes cênicas, expressão corporal, terapêutica), Modelagem em argila, Música, Dança, Contos, Jogos Dramáticos, Formas, Cores e Texturas; Artistas brasileiros.


CAMPOS CONCEITUAIS
·         Relações sócio-culturais: papeis sociais, trabalho,memória histórica e fisiológica.
·         Tempo: cultural religioso, econômico, geográfico e educacional.
·         Espaço: cronológico, diferentes temporalidades, histórico.
·         Relação com a natureza: caracterização do meio biótico e abiótico, domínio sobre a natureza, desenvolvimento sustentável.
    

 RECURSOS
·         HUMANOS: professoras, alunos, família e diversos profissionais da escola e sociedade
·         MATERIAIS: Materiais didáticos pedagógicos, midiáticos e físicos.


ATIVIDADES COLETIVAS
·         Filmagens por turma durante as aulas de informática do fazer pedagógico referente as atividades de autonomia e vida diária para subsidiar os encontros com as famílias. Estes acontecerão em outubro e novembro.
·         Ouvir e cantar o hino nacional nas 2ª feiras no início do período: turnos matutino e no período vespertino uso do multimídia.
·         Ginástica laboral 4ª feiras após o intervalo com duração de 20 minutos no matutino e no período vespertino brincadeiras recreativas – apresentações artísticas  ( 20 minutos) conforme cronograma estabelecido.
·         Baile  6ª feiras após o intervalo (48 min.) Matutino e vespertino em situações específicas hora do mate.
·         21 a 28 de agosto semana da pessoa com deficiência intelectual,  múltipla e com transtorno de espectro autista- com o Tema: Inclusão se conquista com Autonomia. Com programação diferenciada  inclusive o  jantar beneficente com a participação dos alunos e do pedágio  da prevenção.atividades do SESC e participação na danceteria Ruds Pubs.
·         Atividades do programa Autodefensoria. Filme: " Desafiando o gigante"
·         Realização de apresentações de teatro e dança ao publico em geral.
·         Desfile 7 de setembro  Brasil : Patriotismo, Tradição e História.


AVALIAÇÃO:
      A avaliação acontece de forma diagnóstica, descritiva e contínua, no caderno de avaliação relacionando com os objetivos específicos propostos tendo  caráter intencional, onde se busca melhorar a aprendizagem, identificando os problemas e procurando encontrar soluções.


DOCENTES PARTICIPANTES
Anelise Franzosi
Adriana C Fanton Mantovani
Bernadete G. Schwegber
Bruna Luiza Basei
Clarice Jaroseski
Cleci Peloso Lauer
Cristiane Magrini Dutra
Daniela Tavares Fiorentin
Deise Noemi Taube
Elisa Henklein
Elisa Maran
Fabiane Franzosi Brambilla
Iolete Teresinha Vivian
Izabel Bonet Vivian
Lucélia de Lima Vronski
Mariele R. M Slavieiro
Neyde T. Reckziegel
Rafael F. dos Santos
Rosani Finn Wathier
Silvia de Pizzol Barroso
Tomea T.Turra Vincenzi




ANEXOS:
 FOTOS DAS PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS QUAIS SERVIRÃO DE SUBSIDIO PARA MONTAR AS FILMAGENS PARA EXPOSIÇÃO ÀS FAMÍLIAS
 










































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