ESCOLA
ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO-APAE
SÃO
MIGUEL DO OESTE-SC
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A
PARTIR DAS LEITURAS REFERENTE A PROPOSTA CURRICULAR- ÁREAS DE CONHECIMENTO (ÁREA
DE LINGUAGEM E ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS).
APAE
SÃO MIGUEL DO OESTE, 30 DE OUTUBRO DE
2015.
ATIVIDADE
DE APRENDIZAGEM
PROBLEMÁTICA ANUAL
Como a escola pode fazer a diferença e um
professor mudar uma história de vida?
PLANEJAMENTO: Agosto a novembro
de 2015.
PROBLEMA: Quais os princípios
necessários para se ter autonomia ?
JUSTIFICATIVA:
Considerando que
na escola encontram se saberes e ações diferenciadas, as quais possibilitam e contribuem na formação da
pessoa. Compreende se que é neste movimento de ensinar, aprender e conviver que
podemos potencializar mudanças nas ações e comportamentos das pessoas envolvidas
no processo de aprendizagem. Portanto, serão desenvolvidas atividades
pedagógicas ocupacionais e funcionais, visando a elaboração e reelaboração de
conceitos e vivências dos educandos, respeitando as especificidades e
valorizando seu potencial. Para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos
necessitamos da participação direta da família, pois acreditamos na importância
do seu papel nas interações vivenciadas.
Proporcionando maior autonomia e autogestão Princípios norteadores segundo
Programa de Autodefensoria: Eliminação de rótulos.
Identidade própria. Autonomia e participação. Defesa de seus próprios direitos.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar as famílias
e aos educados, momentos de estudos e atividades
pedagógicas, ocupacionais e funcionais no intuito de desenvolver o pensamento e
atitudes coerentes diante de diversas
situações vivenciadas de autonomia e independência.
CONCEITOS ESSENCIAS:
·
Identidade e historicidade ( cultura e
origens).
·
Múltiplas Linguagens: Linguagem oral
(comunicação: fala, balbucios, conversações); Linguagem escrita ( rabiscos, letras,
nomes, figuras); Linguagem musical (cantos, instrumentos) Comunicação e
expressão visual (dramatizações, expressividade); Linguagem literária
(Histórias diversas); Linguagem matemática (números-idade). Linguagem digital (
noções básicas de informática, blog, mensagens, jogos, videos, escrita, pesquisas)
·
Organização de tempo e espaço
(calendário, localização, onde mora, locomoção, papeis sociais)
·
AVDs (Atividade de Vida Diária) e AVPs (
atividades de Vida Prática) tais como: higiene, vestuário, atividade
domésticas, alimentação, independência, autogestão. Fazer compras, manusear dinheiro, utilizar o telefone, realizar
tarefas domésticas, preparar refeições, utilizar meios de transportes).
·
Interação social/ defesa de direitos/
eliminação de rótulos/contexto.
·
Família/Escola/Comunidade
·
Diversidade cultural
·
Desenvolvimento auto-sustentável.
·
Corporeidade, psicomotricidade, jogos,
ginástica, dança e esporte, recreação e lazer.
·
Teatro (artes cênicas, expressão
corporal, terapêutica), Modelagem em argila, Música, Dança, Contos, Jogos
Dramáticos, Formas, Cores e Texturas; Artistas brasileiros.
CAMPOS CONCEITUAIS
·
Relações sócio-culturais: papeis
sociais, trabalho,memória histórica e fisiológica.
·
Tempo: cultural religioso, econômico,
geográfico e educacional.
·
Espaço: cronológico, diferentes
temporalidades, histórico.
·
Relação com a natureza: caracterização
do meio biótico e abiótico, domínio sobre a natureza, desenvolvimento sustentável.
RECURSOS
·
HUMANOS: professoras, alunos, família e
diversos profissionais da escola e sociedade
·
MATERIAIS: Materiais didáticos
pedagógicos, midiáticos e físicos.
ATIVIDADES COLETIVAS
·
Filmagens por turma durante as aulas de
informática do fazer pedagógico referente as atividades de autonomia e vida
diária para subsidiar os encontros com as famílias. Estes acontecerão em outubro
e novembro.
·
Ouvir e cantar o hino nacional nas 2ª
feiras no início do período: turnos matutino e no período vespertino uso do
multimídia.
·
Ginástica laboral 4ª feiras após o
intervalo com duração de 20 minutos no matutino e no período vespertino brincadeiras
recreativas – apresentações artísticas (
20 minutos) conforme cronograma estabelecido.
·
Baile
6ª feiras após o intervalo (48 min.) Matutino e vespertino em situações
específicas hora do mate.
·
21 a 28 de agosto semana da pessoa com
deficiência intelectual, múltipla e com
transtorno de espectro autista- com o Tema: Inclusão se conquista com
Autonomia. Com programação diferenciada
inclusive o jantar beneficente com
a participação dos alunos e do pedágio
da prevenção.atividades do SESC e participação na danceteria Ruds Pubs.
·
Atividades do programa Autodefensoria.
Filme: " Desafiando o gigante"
·
Realização de apresentações de teatro e
dança ao publico em geral.
·
Desfile 7 de setembro Brasil : Patriotismo, Tradição e História.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontece de forma
diagnóstica, descritiva e contínua, no caderno de avaliação relacionando com os
objetivos específicos propostos tendo
caráter intencional, onde se busca melhorar a aprendizagem,
identificando os problemas e procurando encontrar soluções.
DOCENTES
PARTICIPANTES
Anelise Franzosi
Adriana C Fanton
Mantovani
Bernadete G. Schwegber
Bruna Luiza Basei
Clarice Jaroseski
Cleci Peloso Lauer
Cristiane Magrini Dutra
Daniela Tavares
Fiorentin
Deise Noemi Taube
Elisa Henklein
Elisa Maran
Fabiane Franzosi
Brambilla
Iolete Teresinha Vivian
Izabel Bonet Vivian
Lucélia de Lima Vronski
Mariele R. M Slavieiro
Neyde T. Reckziegel
Rafael F. dos Santos
Rosani Finn Wathier
Silvia de Pizzol
Barroso
Tomea T.Turra Vincenzi
ANEXOS:
FOTOS DAS PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS QUAIS
SERVIRÃO DE SUBSIDIO PARA MONTAR AS FILMAGENS PARA EXPOSIÇÃO ÀS FAMÍLIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário