terça-feira, 12 de junho de 2012

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O QUE É O AUTISMO?

Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico. Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, tudo levando a crer que haja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.


 
SINTOMAS COMUNS

É importante que se tenha conhecimento sobre os sintomas comuns do Autismo. Para tanto, é necessário cautela e observação constante, pois um diagnóstico mal feito trará complicações de cunho emocional e social na vida deste indivíduo.

Conforme - ASA (Autism Society of American), a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança variando em intensidade de mais severo a mais brando, sendo estes:

1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças
2. Riso inapropriado
3. Pouco ou nenhum contato visual
4. Não quer ser tocado
5. Isolamento; modos arredios
6. Gira objetos
7. Cheira ou lambe os brinquedos, Inapropriada fixação em objetos
8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10. Aparente insensibilidade à dor
11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares)
13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
15. Age como se estivesse surdo
16. Dificuldade de comunicação em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17. Não tem real noção do perigo
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

Quanto mais precoce for o diagnóstico maiores as chances de tratamento do indivíduo.


 
CAUSAS DO AUTISMO

A causa específica, ainda é desconhecida mais há várias suspeitas de que pode compreender alguns desses fatores:
1. Influência Genética;
2. Vírus;
3. Toxinas e poluição;
4. Desordens metabólicas;
5. Intolerância imunológica;
6. Infecções virais e grandes doses de antibióticos nos primeiros 3 anos.


 
INTERVENÇÕES PRECOCES

1. Bioquímico (alergias a comidas, medicação, alimentação e suplementos vitamínicos);
2. Neurosensorial (integração sensorial (SI), sobre estimulação e aplicação de padrões, integração auditiva (AIT), comunicação facilitada (FC), terapias relacionadas com a vida diária );
3. Psicodinâmico (terapia de abraços, psicoterapia e psicanálise);
4. Condutual (Ensaios Incrementais (Lovaas), modificação da conduta (ABA), TEACCH);
5. Intervenção através da Educação.

ABRAÇO,
JULIANA C. OLIVEIRA – PSICÓLOGA CLINICA
CRP-SC Nº 12/07542 - 12ª REGIÃO



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