terça-feira, 5 de junho de 2012

ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O trabalho desenvolvido pelo Setor de Psicologia Clínica na Escola Especial Caminho Alternativo, APAE de São Miguel do Oeste envolve:

1) Triagem e Diagnóstico;

2) Análise compreensiva do funcionamento atual da pessoa

3) Planejamento da intervenção

4) Medida da eficácia das intervenções.

5) Psicoterapia individual e Ludoterapia;

6) Psicoterapia de grupo;

7) Palestras socioeducativas e ;

8) Acompanhamento psicossocial.

É importante destacar as possibilidades de intervenção psicológica no âmbito da Psicoterapia e do Acompanhamento psicossocial, sendo estas:

Reabilitação cognitiva

A cognição diz respeito às capacidades que nos fazem pensar, perceber as coisas, alcançar, compreender e responder à informação, permitindo-nos funcionar no nosso ambiente, na vida diária. Entre estas capacidades encontramos a atenção, a memória, a capacidade de resolução de problemas, de organização de informação, etc.

Considerando que nos quadros de Deficiência Mental, o domínio cognitivo se encontra significativamente afetado, a reabilitação cognitiva assume especial relevância. Esta consiste num conjunto de técnicas específicas utilizadas para melhorar o funcionamento de certas áreas cognitivas, tendo como objetivo fazer com que as pessoas vivam melhor o seu dia-a-dia. Perante déficits cognitivos pode-se intervir de três formas: usando técnicas remediadoras, estratégias compensatórias ou adaptativas.



Desenvolvimento pessoal e social

Trata-se do treino de competências sociais, que envolve a realização de programas ou atividades centradas na aprendizagem de competências sociais é algo desenvolvido por diversas áreas técnicas tendo a Psicologia um papel importante, entre outras, na estimulação de competências de interação social necessárias para estabelecer e manter relações (pedir ajuda e conselho aos outros quando necessário, resistir à frustração, responder adequadamente a críticas, expressar adequadamente os sentimentos e afetos, demonstrar desacordo em relações a opiniões e atuações de outrem, gerir conflitos, etc).

Promove do bem-estar psicológico, sendo este o apoiar a pessoa no seu processo de auto-conhecimento, a saber mais acerca dos seus sentimentos, pensamentos, projeto de vida; a desenvolver a autoestima e auto-confiança.



Ludoterapia

Dadas as frequentes dificuldades ao nível da comunicação e linguagem, pode ser importante o recurso à ludoterapia pois trata-se de uma técnica que diminui a necessidade de comunicação verbal. Através de atividades lúdicas (mais ou menos estruturadas), a pessoa pode exprimir sentimentos, tensões, medos (forma de expressão); melhorar o controle dos impulsos; desenvolver as competências de relação interpessoal; a capacidade de tomar decisões, etc.



Aconselhamento

O aconselhamento não deve ser entendido como o ato de dar conselhos. Consiste em uma relação de ajuda que tem como objetivo promover uma adaptação mais adequada, da pessoa, face às suas dificuldades ou problemas de índole diversa, tentando otimizar os seus recursos pessoais. A pessoa expõe o seu problema no sentido de obter ajuda para definir com clareza e/ou escolher a solução mais adequada.



ABRAÇO,

JULIANA C. OLIVEIRA – PSICÓLOGA CLINICA

CRP-SC Nº 12/07542 - 12ª REGIÃO





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