quarta-feira, 13 de março de 2013

Aleitamento materno: Muito além da nutrição

Sabe-se que o leite materno é um alimento completo, composto por proteínas, gorduras, carboidratos e células, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Protegendo contra infecções intestinais, respiratórias, urinárias, otites, alergias alimentares e câncer.

O aleitamento materno estimula o desenvolvimento neuro-psicomotor e social do bebê, assim como desenvolve a estrutura facial e suas funções: mastigação, fala, alinhamento dos dentes e respiração.

A comunicação é primordial para os seres humanos. A fala é o modo mais freqüente na comunicação, mas para que ela ocorra os músculos envolvidos devem estar adequados, e quem se encarrega de preparar esses músculos para a fala é a amamentação materna, através do movimento, ritmo e força necessários na sucção.

Uma vez que compete ao fonoaudiólogo os distúrbios da comunicação humana e as funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração, é de fundamental importância sua atuação direta em programas de incentivo e assistência ao aleitamento materno.

Uma pega incorreta da mama pelo bebê, ou uma sucção inadequada, podem levar a um desmame precoce.

Os benefícios da amamentação ainda são pouco divulgados, tanto quanto a importância desta como prevenção das alterações das funções de sucção, deglutição e respiração e conseqüentemente de patologias da comunicação, como por exemplo, a prevenção de distúrbios articulatórios, retardos de fala, otites médias crônicas, disfunção da mastigação, deglutição e respiração, instalação de hábitos orais inadequados (sucção de dedo, de língua, roer unha, etc...) e até alteração do crescimento facial e oclusão dentária.

Para incentivar o aleitamento materno exclusivo e apoiar mães e famílias no cuidado com seus bebês, o UNICEF utiliza, no Brasil, o kit Família Brasileira Fortalecida e o álbum Promovendo o Aleitamento Materno, para que o município assegure o direito da gestante e do bebê ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Também incentiva hospitais e maternidades para que se tornem Hospitais Amigos da Criança, mudando condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce e promovendo a humanização do parto.

Todos devem ter acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. É obrigação de todos (governo,profissionais da saúde, sociedade em geral ) fazer com que as pessoas tenham acesso a essas informações.

Clarissa Wenzel

Fonoaudióloga



Fonte:

Ministério da Saúde

UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário